Por que as buscas via IA podem virar a economia online de cabeça para baixo

16/05/2024

Os mecanismos de buscas já funcionaram como um grande terminal rodoferroviário – um hub central que transporta você para vários destinos digitais. Agora, parecem mais com teias de aranha e cada vez menos pessoas passam por elas.

Mas, ao lado, há uma estação totalmente nova que promete teletransportá-lo diretamente para onde você deseja ir – sem a cansativa viagem de trem.

Até ao final do ano, bilhões de pessoas terão acesso aos novos resumos de IA do Google. E há rumores de que outras empresas, principalmente a OpenAI, têm sua própria plataforma de busca baseada em IA em desenvolvimento.

Os entusiastas da IA ​​dizem que a mudança é boa para os usuários da Internet: em vez de vasculhar as páginas de resultados de pesquisa, eles receberão respostas específicas e detalhadas diretamente no próprio mecanismo de pesquisa.

Mas há um custo oculto: os sites dependem de cliques e engajamento para ajudar a direcionar o tráfego. Se ninguém mais passar por aqui – porque existe uma maneira mais direta de obter informações – eles terão que encontrar uma maneira diferente de manter as luzes acesas.

Isso apresenta um enigma complicado: se muitos sites fecharem, haverá menos fontes de onde os mecanismos de pesquisa de IA extrairão suas informações.

Bye-bye SEO: Houve um tempo, não muito tempo atrás, em que os sites contratavam especialistas em SEO – assistentes digitais que poderiam dizer quais palavras ou frases ajudariam ou prejudicariam sua posição no algoritmo. Se as plataformas alimentadas por IA acabarem por substituir os motores de busca tradicionais, essas posições poderão em breve tornar-se um pedaço da história da Internet.

Qual é a solução? Não há resposta fácil. Mas os motores de busca poderão ter de arcar com parte dos custos financeiros. Tal como as empresas de IA estão a começar a fazer parcerias com jornais para treinar novos modelos, os motores de busca poderiam oferecer-se para pagar uma pequena quantia cada vez que referenciarem uma fonte externa. Ou as empresas de pesquisa de IA podem tentar construir as suas próprias organizações de notícias para ajudar a alimentar os seus próprios resultados.

Fonte: SuperhumanAI – Zain Kahn

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