A semana que passou: Itaú x Bradesco ÷ Eike, Edir Macedo, UBS, Lenovo, e mais

15/07/2013

Passa semana, entra semana, e a crise do Grupo OGX continua dominando a pauta dos negócios. Agora, quem entrou na dança foram os bancos Itaú e Bradesco. Eles aceitaram renegociar 1,5 bilhão em dívidas de curto prazo das empresas de Eike Batista, informou a Folha de São Paulo na sexta-feira.

Nessa mesma linha, a EBX anunciou nesta quarta-feira que a reestruturação do acordo com o fundo Mubadala, resgatando uma “parcela significativa” dos 2 bilhões investidos  em abril do ano passado. A empresa de desenvolvimento e investimento estratégico de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, havia comprado uma participação acionário preferencial de 5,63% na Centennial Asset Brazil Equity Fund LLC e em outros negócios de Eike.

Caminhão da montadora chinesa Foton MotorsA Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro confirmou que o estado receberá uma fábrica chinesa de caminhões. A Foton Motors Group vai investir 250 milhões de reais para construir sua primeira fábrica no Brasil. A informação foi confirmada na última segunda-feira.

E o Bispo Edir Macedo foi às compras. Ele e sua esposa compraram 49% do Banco Renner, confirmou o Banco Central na sexta (05). De acordo com informações do Valor Econômico, o casal entrou no negócio como investidores estrangeiros e o banco continua a ser controlado pela família Renner. Não se sabe o valor envolvido na operação.

Duas empresas foram para o topo na semana que passou.

O banco suíço UBS  recuperou a primeira posição no ranking anual dos maiores bancos privados do mundo, compilado pela consultoria em gestão de fortunas Scorpio Partnership. O UBS cresceu 9,7% em ativos totais e atingiu 1,705 trilhão de dólares, o que indica a volta da confiança erodida desde a crise de 2008.

E a Lenovo superou a HP e tornou-se a maior vendedora mundial de PCs. Segundo divulgou a consultoria International Data Corporation (IDC) na quarta-feira, das 75,63 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2013 (queda de 11,4% em comparação com o mesmo período de 2012), 12,62 milhões foram da Lenovo (16,69%) e 12,38 milhões da HP (16,38%).

Na área do comércio eletrônico, uma notícia importante: a Submarino passou a vender roupas, calçados e acessórios para o público infantil, feminino e masculino, como parte de uma estratégia de diversificação que já havia sido anunciada na última teleconferência da empresa, no ano passado. Marcas como Richards, Levis, Timberland e Colcci poderão ser encontradas no site.

O campo das mídias sociais conheceu várias novidades.

O Instagram lançou seus Web Embeds. Agora, você encontra um botão de compartilhar do lado direito das fotos e vídeos (abaixo do botão para comentar). Segundo a rede, é “uma maneira fácil de você adicionar fotos e vídeos do Instagram nas histórias que quer contar”.

O Twitter facilitou a sincronização de suas mensagens diretas através de aplicativos. Agora, você pode coordenar a atualização e publicar ao mesmo tempo via Android, iPhone, iPad, Mac, twitter.com, mobile.twitter.com e TweetDeck.

A Yelp lançou sua plataforma, separando restaurantes por categoria. O Tumblr atualizou seus aplicativos com ferramentas avançadas de busca e explorar. E o Foursquare lançou seu aplicativo para os Nokia S40.

Fontes: Exame, Valor Econômico, Social Media Examiner

Deixe um comentário