Carros elétricos. As pessoas estão com saudades do rugir dos motores

28/04/2024

Sarah Grillo/Axios

Vivemos em um mundo cada vez mais barulhento. De repente, o surgimento dos carros elétricos, emitindo apenas o som dos pneus na calçada e o leve zumbido de seu motor elétrico enquanto alimenta o veículo. parecia uma bênção.

SQN!

Aparentemente, há muita gente que quer de volta às ruas o rugido gutural dos motores a gasolina. E começam a serem atendidas.

A marca Stellantis da Dodge está lançando o que é chamado de sistema de “Fratzonic Chambered Exhaust” no novo Dodge Charger Daytona 2024 de 670 cavalos – a primeira versão EV do muscle car Charger.

  • O sistema replica o barulho ensurdecedor do motor Hellcat V8 da Dodge, empregando uma série de câmaras estrategicamente colocadas embaixo do veículo que funcionam em conjunto com woofers e alto-falantes de médio alcance para gerar ruídos de exaustão, de acordo com o site MoparInsiders, citando um pedido de patente.
  • Esses ruídos são então canalizados através de tubos duplos, como os encontrados em veículos com motor de combustão interna.
  • O sistema usa uma combinação de sons digitais e filtragem básica.

A Dodge não é a primeira a perceber que alguns motoristas podem querer ruído de motor fabricado. Outra empresa, Borla Performance Industries, está vendendo no mercado de reposição um sistema chamado Active Performance Sound, que permite aos motoristas sintonizar ruídos falsos do motor do veículo elétrico Ford Mustang Mach-E.

O que estão dizendo

“É engraçado em certo sentido”, comentou Ivan Drury, analista do site de pesquisa automotiva Edmunds. “Eles também vão lançar um aromatizador que difunde o cheiro de gasolina? Vai haver um pouco de tremor pela manhã quando você ligar o carro?”

“Quando dirigi o Dodge Hellcat, houve uma sensação de vibração que sobe pelo seu peito e sai pelo seu coração, por assim dizer”, disse Rebecca Lindland, analista da Cars.com. “Estou curiosa para ver se esses ruídos incorporarão algum elemento de vibração também”.

Quadro geral

O que os EVs não precisam fingir é o torque instantâneo que fornecem. No entanto, as características de ruído falso demonstram como a ligação humana entre os condutores e os seus veículos movidos a gás permanece turva na transição para os VE.

Resumindo, os veículos elétricos ainda são muito mais silenciosos do que os veículos movidos a gasolina – a menos que emitam um ruído falso com o objetivo de induzir as pessoas a acreditarem que são algo que não são.

[AxiosCloser]

Deixe um comentário