O que é e o que faz um médico anátomo-patologista?

05/08/2010

O pessoal aqui do Laboratório viu o vídeo de uma notícia no Jornal Nacional que diz que exames para diagnosticar câncer de mama preocupam médicos e resolveu pesquisar um pouco sobre o assunto. Ainda não temos todos os resultados mas já posso adiantar que a notícia foi dada com um certo tom de sensacionalismo. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, como diria minha mãe.

Já estou, porém, com alguns dados dessa nossa pesquisas. Em primeiro lugar, procuramos saber quem é o profissional que faz esses exames, como é que ele faz para chegar aos resultados, coisas assim. Aí, enviamos uma carta à Sociedade Brasileira de Patologia, dizendo o seguinte:

“Fiz uma cirurgia para tirar um tumor e na relação dos médicos que me atenderam vi um tal de Dr. Robledo. Perguntei quem era, pois não tinha visto este médico e me responderam que ele era o anátomo-patologista. Ora, o que é e o que faz um médico anátomo-patologista?”

A resposta não demorou.

“Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia, o médico anátomo-patologista é um médico especializado na arte e na ciência do diagnóstico. Trabalham em laboratórios particulares, hospitais ou universidades. Auxiliados por uma equipe, composta por técnicos de laboratório e assistentes administrativos, são capazes de receber, analisar e emitir seus laudos anatomopatológicos.

O laboratório de patologia é visto pelo paciente como uma “caixa preta”: um conjunto de equipamentos sofisticados, onde o material é recebido e o diagnóstico aparece quase que milagrosamente, impresso em um laudo. Porém, essas interpretações e diagnósticos complicados são feitos por um profissional altamente qualificado e em constante atualização, que é o patologista.

Baseados nesses laudos, os clínicos e cirurgiões que acompanham os pacientes podem decidir entre as opções de tratamento. Eventualmente, os clínicos examinam com os patologistas os detalhes técnicos específicos dos laudos e, em alguns casos, discutem opções de tratamento. Freqüentemente há necessidade de entrar em contato com o médico assistente, esclarecer dúvidas e saber detalhes da doença para redigir o laudo com precisão.

Os laudos anatomopatológicos são escritos em termos técnicos específicos, pois são redigidos para que o médico assistente saiba com exatidão sobre a doença. Embora muitas vezes pareça que o paciente não tem acesso direto ao médico patologista, este pode ser contatado a qualquer momento, pois o telefone do laboratório onde foi feito o diagnóstico está no laudo e o médico patologista pode conversar com os pacientes e esclarecer dúvidas. Mais do que isso, o médico patologista está sempre cuidando para que seu diagnóstico seja correto e adequado. Os médicos patologistas não aparecem nos hospitais, mas é quem cuida para que seu tratamento seja correto.”

Aguardem os próximos capítulos.

About these ads

4 Respostas to “O que é e o que faz um médico anátomo-patologista?”

  1. luciana said

    adorei o conteudo da resposta …

  2. Marcia Mustafa said

    muito bom, obrigada

  3. Rayane Costa Monteiro said

    Muito bom!

  4. Paula Isabel Pinto said

    Estou esclarecida. Muito Obrigado e um bem-haja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 44 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: