Esta descoberta está mudando a energia solar para sempre

30/04/2019

Constant illumination was found to relax the lattice of a perovskite-like material, making it more efficient at collecting sunlight and converting it to energy. The stable material was tested for solar cell use by scientists at Rice University and Los Alamos National Laboratory. (Credit: Light to Energy Team/Los Alamos National Laboratory)Sempre fui um entusiasmado das chamadas energias alternativas. Mas, alguns anos atrás, conheci um dos pioneiros da energia solar no Brasil — e era o que podemos chamar de pioneiro desencantado: ele me passou uma imagem muito negativa das possibilidades reais dessa energia.

Mas parece que isso está mudando. Esta semana, almocei com um amigo e ele me avisou que logo, logo, uma marca conhecida vai mostrar as garras nessa área. Tomara. Tomara que meu entusiasmo volte a se aquecer.

E há novidades também em relação a outra área da tecnologia da energia solar, o campo dos materiais. Um artigo no site OilPrice.com que foi publicado na semana passada fala de uma descoberta que envolvendo um novo fenômeno de expansão de rede induzida pela luz em materiais de perovskita.

Segundo um estudo colaborativo da Rice University e do Laboratório de Los Alamos, o relaxamento da malha desse mineral que é usado para a fabricação de células solares aumenta as suas propriedades optoeletrônicas, sanando eventuais defeitos.

O comunicado à imprensa é bem humorado, comparado materiais como a perovskita às pessoas: “deixe-os relaxar ao sol por um tempo e eles se saem muito melhor”.

O artigo em inglês pode ser lido aqui e neste outro link pode ser lido o comunicado da área de imprensa da Rice, publicado em 5/4.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: