Imposto de Renda 2019: brasileiros tiram dúvidas e buscam dicas para declaração nas redes sociais

29/04/2019

Resultado de imagem para leao imposto de rendaLevantamento da STILINGUE nos últimos 30 dias mostrou que a digitalização de meios de pagamento e termos mais recentes também atraem atenção

A STILINGUE, empresa que trabalha com Inteligência Artificial para o idioma Português, realizou neste ano um levantamento sobre o Imposto de Renda 2019, para entender e mapear as principais conversas e preocupações em torno do assunto, que é um dos mais importantes para o cidadão e o contribuinte brasileiro. O estudo foi feito durante todo o mês de abril – de 29/3 a 27/4 – período que antecede o prazo limite para a entrega da declaração. No total, foram 38.477 menções, abrangendo Facebook, Twitter e Instagram, além de blogs, sites de notícias e comentários.

Com uma média de um pouco menos de 1,3 mil publicações por dia, o debate sobre o IR 2019 e, principalmente, sobre a declaração anual, foi ganhando força à medida que a data limite (terça-feira, 30 de abril), se aproximava. Os homens foram o principal público ativo, com 44,8% do volume, seguido por marcas, com 28,4% e mulheres com 26,8%.

Como era de se esperar, durante o período, a temática nas redes sociais girou em torno das dúvidas de como fazer a declaração, dicas de especialistas, passo-a-passo e alertas quanto ao prazo de entrega. Juntos, somaram mais de 55% das menções analisadas.

A recente digitalização de alguns meios gerou dúvidas, que até então não eram tão recorrentes aos contribuintes. Como, por exemplo, se é possível declarar bitcoins e outras criptomoedas; e como declarar uma conta digital. Em 2019, a clássica declaração envolvendo contas em bancos tradicionais fez frente aos novos adeptos aos bancos digitais, como Nubank, Banco Inter, Banco Neon, Banco Original e Agibank

Peculiaridades no negócio destas “fintechs” chamaram “atenção” dos contribuintes e reforçaram: estas empresas também possuem obrigatoriedade de fornecer informes de rendimentos a seus clientes e o contribuinte que não incluir esses dados na declaração, pode sim, cair na malha fina.

Outros assuntos também presentes com frequência nas publicações envolveram o aumento da faixa de isenção, Reforma Tributária, Reforma da Previdência, IR Negativo, isenção para portadores de doenças graves e isenção para ONGs e projetos sociais voltados a crianças e adolescentes, entre outros.

Um ponto interessante sobre o levantamento feito pela STILINGUE é que, em uma média geral dos últimos 30 dias, conteúdos com estas abordagens foram mais frequentes à 0h, seguido pelo início da manhã, entre 9h e 11h. (Gráfico 1)

Mais informações: http://ajuda.stilingue.com.br/imposto-de-renda-2019-os-dez-destaques-nas-redes-sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: