Nova terapia transforma tumores em “fábricas de vacina contra o câncer”

17/04/2019

Resultado de imagem para vaccine cancerTreinados para matar

Imunoestimulantes são substâncias (drogas ou nutrientes) que estimulam o sistema imune, induzindo a ativação ou aumentando a atividade de qualquer um dos seus componentes. Ao injetá-las diretamente em tumores cancerígenos, pesquisadores do Mount Sinai Health System disseram haver modificado seus processos de crescimento e transformado-os em verdadeiras “fábricas de vacinas contra o câncer”, produzindo células imunológicas que matam o câncer. A  abordagem foi usada em um tipo de câncer e foi tão bem sucedida que já está sendo testada outros dois.

O tratamento começa com a injeção de dois imunoestimulantes diretamente em um tumor. O primeiro estimulante recruta células imunes chamadas células dendríticas, enquanto o segundo ativa essas células, levando-as a instruir as células T do sistema imunológico a matar as células cancerígenas, deixando as células não cancerosas ilesas.

Uma vez treinadas dessa forma, as células do sistema imunológico podem se aventurar em outras partes do corpo, matando as células tumorais onde quer que elas se encontrem.

Fábrica de vida

De acordo com o estudo da equipe, publicado na revista Nature Medicine na segunda-feira, os pesquisadores já testaram a terapia em 11 pacientes com linfoma em estágio avançado em um ensaio clínico. Depois, alguns desses pacientes experimentaram remissão completa por meses ou até anos.

Este sucesso levou a dois ensaios clínicos adicionais, desta vez em pacientes com câncer de mama ou de cabeça e pescoço.

“A abordagem da vacina in situ tem amplas implicações para vários tipos de câncer”, disse o pesquisador Joshua Brody em um comunicado à imprensa. “Esse método também pode aumentar o sucesso de outras imunoterapias, como o bloqueio do ponto de checagem”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: