“Superfungo” mortal pode ser o começo de uma epidemia global

08/04/2019

A ascensão do Candida auris representa uma séria ameaça à saúde pública: germes resistentes a medicamentos.

A capacidade das bactérias de desenvolver resistência a antibióticos é bem conhecida — mas agora os fungos também estão evoluindo para resistir à medicina moderna. Segundo um artigo do The New York Times, um desses fungos está aparecendo em hospitais de todo o mundo e matando metade das pessoas que o contraem em 90 dias — o que reaviva as preocupações sobre uma nova epidemia global.

O Candida auris (C. auris) pode infectar qualquer pessoa, mas pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, como idosos, são mais propensos a sucumbir ao fungo.
O C. auris foi descoberto pelos médicos há uma década no Japão. Mas desde então, ele apareceu em todos os continentes, exceto na Antártida, com 587 casos registrados apenas nos Estados Unidos.
“É como uma criatura da lagoa negra”, disse Tom Chiller, chefe do departamento de fungos do Centro de Controle de Doenças (CDC), ao Times. “Era como borbulhas, mas agora está em toda parte.”
Uma vez que o C. auris aparece, livrar-se dele é incrivelmente difícil. De acordo com o Times, o CDC afirma que mais de 90% das infecções por C. auris são resistentes a pelo menos um dos principais medicamentos antifúngicos, com 30% de resistência a dois ou mais, e algumas instalações médicas tiveram que ir a extremos tão extensos quanto arrancando seus pisos e telhas do teto para remover completamente os vestígios do fungo de uma sala. [Futurism]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: