Os 14 indesculpáveis que as marcas precisam evitar a todo custo quando usarem o Facebook — parte 3

07/04/2019

Resultado de imagem para facebook marketingBem, chegamos à terceira parte do artigo escrito por Pius Boachie, um estrategista de mídias sociais da Nigéria, e publicado em JeffBullas.com, sobre erros do “Facebook marketing”. Na parte anterior, ele abordou problemas com objetivos, desconhecimento do público e conteúdos. Sigamos em frente.

# 6 –Sempre implorando por envolvimento

A maioria das marcas publica conteúdo que grita: “Precisamos de curtidas!” Ou pedem aos usuários que gostem do post e outros bla-bla-blas.

Mas a amarga verdade é que o Facebook enterra posts desse tipo. Não publique imagens ou atualizações pedindo aos fãs que gostem ou comentem, pois isso indica ao mundo como sua marca está desesperada e sua falta de uma estratégia de mídia social.

Usuários do Facebook visitam a rede para compartilhar fotos, assistir vídeos engraçados de furões ou gatos e acompanhar os últimos acontecimentos dos seus círculos de amizade; o que você acha que fazem ao ver uma marca pedindo por likes? Pulam o conteúdo ou vão abrir seus corações nos comentários (garanto que você não vai querer essa última opção).

Ask real questions

Solução: forneça muito conteúdo útil regularmente e coloque “perguntas reais” que estimulem o envolvimento.

# 7 – Não pagar para ver

Verdade seja dita, as marcas não podem comercializar ou atingir plenamente o público individual do Facebook sem pagar. Então, para obter mais olhos no seu conteúdo, você deve estar disposto a pagar no Facebook.

Você não publica, reza e espera chover curtidas e comentários; Com excelente conteúdo, você deve obter um alcance orgânico saudável, mas deseja um alcance maior? Pague para ver.

Solução: O Facebook admitiu várias vezes que o alcance das páginas orgânicas está diminuindo. No entanto, usar o recurso “impulsionar postagem” obteria instantaneamente mais olhos e envolvimento na sua marca e conteúdo.

# 8 – Ignorar o fato de que o mundo agora é móvel

As estatísticas do Facebook em março de 2016 mostraram que há mais de 1,65 bilhão de usuários ativos mensais do Facebook, e 1,51 bilhão deles são usuários ou visitantes móveis.

Monthly active users 2016
Esses números são muito grandes para serem ignorados. As marcas devem otimizar suas páginas do Facebook para usuários móveis; ter visuais recortados ou componentes de página ausentes prejudica a experiência do usuário.

Veja, por exemplo, os visuais abaixo: o visual da capa da Coca-Cola foi otimizado apenas para desktops, fazendo com que os visitantes da página acreditem que a Coca-Cola tem alguma agenda espiritual.

Coca Cola desktop view

Agora, dê uma olhada na versão móvel da mesma capa

Coca Cola mobile device view

# 9 – Publicar o tipo errado de conteúdo

Você não planta uma batata e colhe marshmallows. O mesmo se aplica ao conteúdo e engajamento no Facebook; usar hashtags irrelevantes ou distorcer tendências pode ser ruim para os negócios.

Por exemplo, o visual abaixo:

Contrived hashtag

Ter inventado o dia de Guerra nas Estrelas não é suficiente, as marcas têm que torná-lo ainda mais artificial e usar uma hashtag absurda.

Quer aumentar o número de seguidores no Facebook ou aumentar o engajamento? Postar comentários e fotos impróprios, usando iscas de clique, sendo tudo sobre o tráfego e as vendas não funciona!

Pô, você é tão ganancioso e nós podemos ver isso! No entanto, o Facebook está reprimindo as mensagens de “click-bait” e as afogará continuamente no feed de notícias; seja original e criativo.

Selling on social media

Solução: publicar fotos dos funcionários nos bastidores, fotos de produtos, vídeos ou fotos de um dia típico da empresa ou eventos, feriados e aniversários aumentará a percepção da marca, o engajamento e os gostos das páginas.

As marcas não devem confiar no marketing do Facebook para fazer vendas. A verdade é que todo mundo odeia ser vendido.

# 10 –Não envolver os clientes nos comentários

Outro pecado mortal é não engajar os fãs nos comentários. Ser social envolve interagir com os fãs, fazer perguntas e responder.

As marcas devem estar envolvidas na conversa em seus comentários no Facebook, respondendo ao feedback, prestando uma ajuda ou aumentando o engajamento de forma criativa.

Engage fans

Solução: Envolva os fãs em seus comentários, responda aos comentários e divulgue a imagem da marca.

Continue…

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