Os 14 indesculpáveis que as marcas precisam evitar a todo custo quando usarem o Facebook

04/04/2019

10 Unforgivable Facebook Marketing Mistakes From Big BrandsA sequência que começo a publicar agora foi escrita por Pius Boachie, um estrategista de mídias sociais da Nigéria, e publicado em JeffBullas.com.

Dizer que as gerações atuais têm muito interesse por mídias sociais não chega nem perto da verdade. Existem aproximadamente 2 bilhões de usuários de internet nas redes sociais e esse número devem crescer ainda mais à medida que o uso de dispositivos móveis e as redes sociais móveis ganham cada vez mais força.

Quase todo mundo tem contas em pelo menos duas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, WhatsApp, Pinterest, etc., sendo o Facebook o mais popular do grupo.

O número de pessoas em todo o mundo que usam redes sociais está em constante escalada, tornando as mídias sociais o espaço perfeito para serviços de marketing. Aproveitar o amplo alcance desses sites para gerar leads e engajar o público-alvo deve ser o objetivo principal de todas as marcas nas redes sociais.

O Facebook passou de desconhecido para mais de 2 bilhões de usuários em pouco mais de uma década. No quarto trimestre de 2017, o Facebook tinha 2,2 bilhões de usuários ativos mensais. As marcas podem ter certeza de que seu público-alvo acessa o Facebook quase todos os dias. A questão é: como as marcas alcançam esses usuários de uma maneira que beneficiam seus negócios? Bem, a resposta é através de um “facebook marketing “bem planejado.

Eis algumas coisas que se devem  evitar:

#1 – Foco exagerado em vendas

Uma coisa nunca deve ser subestimada: as mídias sociais das marcas devem criar uma conversa e uma comunidade que promova o estilo de vida da marca, e não ser um canal para envio de spam a pessoas com anúncios de seus produtos. Muitas marcas parecem querer empurrar os seus produtos direto nos rostos dos usuários no Facebook.

Já vão longe os primeiros dias do marketing na Web, quando os usuários não eram espertos o suficiente para entender quando estavam sendo vendidos versus quando liam conteúdo genuíno. Agora, os usuários de mídia social querem conteúdo com o qual possam se relacionar.

Solução: ninguém está dizendo que as marcas não podem publicar anúncios que promovam seus produtos. No entanto, nunca deve ser apenas anúncios. Em vez disso, deve ser uma venda suave que forneça conteúdo genuíno ao leitor. A marca Red Bull dominou a arte de vender um estilo de vida divertido que conseguiu criar uma forte comunidade de mais de 49 milhões de amantes da marca.

Red Bull - the art of selling on social media

Idealmente, o princípio 80/20 é considerado um bom critério: 80% das postagens da sua marca devem procurar engajar;  as postagens que promovem seus produtos e serviços não devem exceder 20%.

Não há problema em publicar anúncios de vendas, descontos e códigos promocionais. Só não se esqueça de não sobrecarregar o seu público. As pessoas aproveitam essas ofertas quando parecem esporádicas. Se houver um novo todos os dias, não há pressa para comprar.

#2 – Ignorar o feedback negativo

As marcas esquecem rapidamente que têm uma imagem e, só porque os usuários não podem apontar diretamente os dedos para uma determinada pessoa, elas pensam que podem fazer o que quiserem e se safar. Bem, esteja ciente de que clientes potenciais e atuais estão observando e a maneira como sua marca responde a um cliente insatisfeito e isso afetará sua percepção sobre sua marca. Para piorar, há concorrentes esperando para pegar carona nos erros de sua marca.

Abaixo estão alguns dos principais comentários de um post da Nike. Nenhum deles recebeu resposta.

Nike ignores negative comments

O feedback negativo é inevitável. Quando acontece, as marcas podem ignorá-lo, revidar ou dar um passo à frente. Algumas marcas tomam um atalho simplesmente excluindo ou ignorando os comentários negativos. Isso pode parecer o caminho mais fácil, mas faz mais mal do que bem. Seja autêntico. Uma resposta robótica ou enlatada pode funcionar inicialmente, mas com o tempo as pessoas verão o padrão e perceberão a insinceridade da resposta. Então, torne isso pessoal.

O atendimento ao cliente social da Zappos é de primeira qualidade. Eles têm uma maneira de responder a consultas que foram percebidas por usuários de mídia social.

Zappos excels at social customer care

Solução: Em vez de fechar os olhos, por que não aproveitar as situações para brilhar? Como? Bem, use uma resposta cuidadosa e rápida para mostrar que você está comprometido com a maior satisfação do cliente. Dessa forma, você não só será capaz de acalmar e manter seu cliente irado, mas também fará uma declaração sobre seu compromisso com o atendimento ao cliente.

Continua…

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