5 startups que prometem levar inovações ao setor público

19/12/2018

Modelo Business to Governement (B2G) é aposta de algumas empresas iniciantes

Startups estão ganhando espaço no mercado apostando em soluções customizada e inovadoras para diversos setores. Um dos focos, claro, é na esfera governamental, onde está boa parte dos grandes contratos de tecnologia. Criar tecnologias para resolver problemas de áreas estratégicas, reduzir burocracia e custo, além de melhorar processos e a relação entre governantes e cidadãos, têm sido os objetivos de muitos empreendedores. Conhecido como Business to Governement (B2G), o modelo é a aposta de empresas iniciantes para gerar negócios na esfera pública. Embora ainda seja uma prática pouco utilizada, cada vez mais as startups estão buscando o seu espaço para levar as suas inovações para o setor público. Eis cinco startups que estão seguindo este caminho:
1Doc — plataforma em nuvem de comunicação, atendimento e gestão documental que aumenta a eficiência nos trâmites internos entre as Secretarias do Poder Executivo Municipal e, com mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, visa promover a celeridade dos atos administrativos e permite transparência e acesso à informação para todos os cidadãos. Cerca de 50 muncípios brasileiros já utilizam a solução na gestão municipal.

4MTI — solução que utiliza de tecnologia big data para centralizar todas as informações em uma única plataforma. Com isso, gestores de todas as esferas de governo conseguem ter uma visão geral da informação solicitada a partir de relatórios instantâneos e intuitivos. O Ministério Público de Minas Gerais é um dos órgãos que utiliza a solução da startup.
CityTech — oferece soluções digitais para ajudar empreendedores, governos locais, empresas, universidades e a sociedade civil a construir cidades mais inteligentes.
Boostr — utiliza de big data e inteligência artificial para processar e analisar grandes volumes de dados digitais de pessoas e empresas, transformando em inteligência. Desta maneira, busca-se resolver problemas de gestão e comunicação, especialmente na organização das informações da máquina pública.
WeGov —  trabalha em parceria com servidores públicos para difundir métodos e ferramentas que os auxiliem a encontrar e implementar soluções inovadoras para problemas ou desafios enfrentados em suas instituições.
Fonte: Computerworld
YouGov adquire a empresa de análise social Portent.IO
YouGov, o grupo internacional de dados e análises, adquiriu a startup de “social analytics” Portent.IO, uma empresa na qual ela havia investido anteriormente. Os termos do acordo continuam não revelados, mas a aquisição deve incluir tecnologia, clientes e no mínimo seus cientistas de dados. “Todos vamos continuar, inclusive eu, por pelo menos três anos”, disse o co-fundador e CEO da Portent.IO, Hamish Brocklebank. A empresa muda de nome, passando a se chamar ‘YouGov Signal’, e deve utilizar os dados do YouGov dentro de sua solução, focada principalmente no setor de cinema e televisão. Isso inclui o uso do painel do YouGov para pesquisar os consumidores e usar os dados do YouGov Profiles para ajudar as equipes de mídia a planejar suas campanhas de marketing para filmes, programas e atores. A base de clientes da Portent.IO inclui a Paramount, a Sony, a Lionsgate e a BBC, além de outros grandes estúdios cinematográficos e várias redes de TV. “Sem tentar ser muito chamativos, somos uma plataforma de análise de mídia digital e escuta social focada na ciência de dados”, diz o Brocklebank. “Em resumo, rastreamos social, notícias, análises de produtos e dados digitais sobre filmes, programas de TV, equipes esportivas e agora marcas em toda a web e em 40 países. Esses dados incluem dados de análise de texto, contagem de visualizações de vídeos, comentários, curtidas, retweets e muito mais ”. A aquisição permite ao YouGov aumentar o escopo de sua oferta e fornecer aos clientes melhores ferramentas de monitoramento social e análise de dados científicos. E embora a tecnologia da Portent.IO esteja atualmente focada na indústria de entretenimento, a YouGov planeja estender sua aplicação em outros setores. Fonte: TechCrunch

Banco Alemão estatal KfW testa aplicativo Blockchain para gestão de finanças públicas em Burkina Faso
O principal banco estatal da Alemanha, KfW, e o Ministério das Finanças de Burkina Faso testarão um pedido de blockchain para uso na gestão financeira pública, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira, 17 de dezembro. O KfQ, classificado em 2017 como o terceiro maior banco do país em ativos totais, assinou anteriormente um acordo com o governo de Burkina Faso em junho de 2018, concedendo ao país um crédito de 7 milhões de euros para financiar áreas de abastecimento de água e saneamento. De acordo com o recente anúncio relacionado ao blockchain, TruBudget, um aplicativo de código aberto desenvolvido pela KfW, será testado em Burkina Faso, na África, nos próximos seis meses, com a assistência das empresas globais de consultoria Accenture e BearingPoint. O aplicativo permitirá aos usuários armazenar e aprovar todos os contratos no setor usando blockchain em tempo real. O banco espera que isso ajude a reduzir os longos processos manuais e garantir que os fundos sejam usados adequadamente. Segundo o KfW, o banco normalmente abriria um escritório em um país parceiro para lidar com os riscos. Joachim Nagel, membro do conselho executivo do KfW, acredita que o blockchain pode ajudar a supervisionar esses processos à distância. Os bancos globais estão usando blockchain para reduzir a burocracia, cortar custos e reduzir erros humanos. Por exemplo, 26 empresas francesas e cinco grandes bancos conduziram um teste Know Your Customer (KYC) com base no blockchain do Blockchain Consortium R3, completando uma transação de papel comercial ao vivo. E em dezembro, o segundo maior banco comercial da Coréia do Sul, Shinhan Bank, anunciou que implementará blockchain em seus processos internos para evitar as chances de erros baseados em humanos e melhorar a eficiência geral nas operações financeiras. Fonte: Cointelegraph

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: