Varejistas apostaram em inteligência de dados para aumentar vendas na BF

24/11/2018

Resultado de imagem para data intelligencePromoções do Magazine Luiza começaram pelo aplicativo e o Via Varejo usou a plataforma unificada, Via+

Parece que finalmente as redes brasileiras de varejo acordaram e começaram a utilizar a inteligência de dados para montar ofertas personalizadas aos clientes. Esta Black Friday deve representar um marco neste sentido. A Via Varejo, controlada pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) e dona das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio, já está com quase todas as lojas abastecidas e contará com apoio de profissionais temporários para atender à demanda da data. “Vamos fazer a maior Black Friday da Via Varejo com canais combinados… Não só porque temos organização grande para isso, mas porque temos novos recursos disponíveis”, disse à Reuters o diretor executivo de operações de Via Varejo, Paulo Naliato. De acordo com ele, a nova plataforma de vendas unificada, a “Via +”, agilizará o atendimento nas lojas físicas, enquanto os aplicativos da Casas Bahia e do Pontofrio –lançados em agosto e outubro, respectivamente– devem contribuir para a realização de ofertas personalizadas ao cliente. A concorrente Magazine Luiza já faz uso de algoritmos para gerar recomendações ao usuário com base no histórico de compras e navegação e deve intensificar essa dinâmica de seu aplicativo, que passará a mostrar as ofertas do “Clube da Lu”, um programa de benefícios disponível a clientes que fizeram pelo menos três transações. “Estamos com comunicação muito forte e incentivando o usuário a favoritar os produtos para ser avisado se estará ou não disponível na Black”, afirmou o gerente de marketing de comércio eletrônico da Magazine Luiza, Rafael Montalvão. Segundo ele, as promoções do Magazine Luiza para a Black Friday começam primeiro pelo aplicativo, que foi lançado em 2015 e já soma 20,5 milhões de downloads. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) prevê crescimento de 16% no faturamento com as vendas online durante a Black Friday, entre 22 e 23 de novembro, para R$ 2,87 bilhões. A projeção fica praticamente em linha com a alta de 15% esperada pela Ebit|Nielsen para o ecommerce na data. Fonte:O Globo

Por que PMEs devem adotar a Automação de Marketing?
Nenhuma empresa é pequena demais para tirar proveito da automação de marketing. Na verdade, as pequenas empresas são ideais para automação de marketing devido à sua necessidade de fazer mais com menos, de serem eficientes e construir processos de negócios repetitivos. Além disso, as pequenas empresas muitas vezes têm um caminho mais fácil para a implantação do que seus rivais maiores. Tamanho adiciona complexidade. Quanto maior o número de pessoas, maior é a complexidade. Treinamento e planejamento são fundamentais, independentemente do tamanho da organização. Processos existentes serão avaliados e otimizados. As pequenas empresas são mais ágeis para absorver os impactos no tranco. No fim das contas, é menos sobre o tamanho da sua empresa e muito mais sobre a composição de sua equipe de marketing. Algumas das vantagens: ganhos de economia de escala e produtividade na realização de tarefas repetitivas (criação de landing pages, newsletters, disparo de campanhas, gerenciamento de leads), minimizando operações redundantes; eficácia nos processos de Marketing – maior conversão, mais rapidez e prontidão e mais controle sobre os resultados com métricas concretas; área de marketing mais ágil e flexível, podendo reagir mais rápido às mudanças do mercado; nutrição dos seus leads de forma adequada, contatando as pessoas certas na hora certa; qualificação de leads –capacidade de criar diversos clusters comportamentais e disparar ações que geram mais engajamento e conversão com menos esforço; facilidade de identificar e otimizar processos existentes (geração de leads e gerenciamento da comunicação através de diversos canais); segmentação e gerenciamento adequado de prospects e clientes; campanhas mais focadas e relevantes; aumento do faturamento através de maiores taxas de conversão em vendas; rastreamento de leads, análise de resultados e mensuração do retorno do investimento em marketing; comprovação de ROI: quando integrado a um sistema de CRM; fechamento do ciclo de todo o processo, desde o primeiro clique do lead até a compra, sincronizando os dados entre Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente, permitindo mensurar o ciclo de vendas completo. Alguns estudos indicam que as PMEs precisam de automação de marketing principalmente para gerenciamento de contatos (74%), e-mail marketing (55%) e campanhas de gotejamento (43%). Fonte: Administradores

Uber testa plano de fidelidade gratuito com recompensas
A Uber lançou nesta quarta da semana passada, 14/11, o seu plano de recompensas voltado para seus serviços. Entre os benefícios estão descontos, preferência em atendimento e prioridade em aeroportos para seus futuros serviços de transporte aéreo com carros voadores. O programa vai funcionar da seguinte forma: o usuário pode se inscrever gratuitamente. Na medida em que for usando os serviços da empresa, vai desbloqueando novas recompensas em quatro níveis: Blue, o inicial; Gold, com 500 pontos; Platinum, ao somar 2.500 pontos; e Diamond, num total de 7.500 pontos. Os pontos terão variação de acordo com o preço da corrida e são relativos ao tipo de serviço pedido. Para corridas comuns do Uber Pool e Eats, este montante é simples; para Uber X, XL, Select ou para cadeirantes, o montante é dobrado. Por fim, quem optar pelo Black ou SUV, recebe o triplo em relação ao Pool. Os pontos ficam disponíveis por seis meses desde o momento em que o usuário se cadastrou no programa. Contudo, se você desbloquear um novo nível, seus pontos serão transferidos e válidos até terminar o seu período de seis meses novamente. Para cada 500 pontos alcançados no serviço, a Uber devolve ao usuário US$ 5 para serem usados na plataforma. Ao atingir o nível Gold, o usuário passa a poder reagendar sua corrida dentro de um período de 15 minutos ou mesmo cancelar o pedido sem ter que pagar mais nada por isso. No nível Platinum, o usuário passa a ter prioridade de atendimento, como nos casos de ser pego em aeroportos, e pode pagar menos para ir do trabalho para casa. Por fim, no Diamond, caso você alcance esta etapa, poderá ter um upgrade do Uber X para o Black sem que pague mais nada por isso. Contudo, os motoristas do Black ainda vão passar a ganhar mais para fazer estas corridas. Além disso, você vai passar a poder escolher fazer sua corrida com os motoristas com maiores avaliações, além de ganhar três entregas gratuitas do Eats a cada seis meses. Atualmente, podem participar desse programa em caráter de testes apenas usuários de nove cidades dos Estados Unidos: Miami, Denver, Tampa, Nova York, Washington, Philadelphia, Atlanta, San Diego e Nova Jersey. A empresa promete que opção será lançada mundialmente em breve. Fonte: Canaltech
Nubank lança nova versão do seu programa de pontos e cartão exclusivo
A Nubank lançou na terça-feira da semana passada, 13/11, uma nova versão de seu programa de benefícios, o Rewards. O serviço foi lançado há pouco mais de um ano, recebendo uma reformulação para tornar o ato de acumular pontos com o cartão de crédito mais simples e transparente. Cristina Junqueira, cofundadora da Nubank, anunciou em comunicado oficial que “o objetivo do Nubank Rewards sempre foi garantir opções que são verdadeiramente úteis para os mais diferentes perfis de pessoas”. Ela acrescenta que a empresa não quer que os clientes “precisem trocar seus pontos por uma bugiganga qualquer”, apenas para não perder o que foi acumulado. Segundo Junqueira, o produto evoluiu ao longo deste ano e agora, a Nubank pode “oferecer parcerias que garantem que o programa seja o mais vantajoso possível para os nossos clientes”. A atualização, inclusive, também abraça o visual do produto, concedendo uma cara nova ao programa, tornando mais transparente a visualização de ofertas e promoções. Fonte: Canaltech

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