Linha 4 do Metrô de SP terá portas com reconhecimento facial e de reações

17/04/2018

Mtreo Linha 4 SPAlém da contagem de pessoas, será possível uma noção exata de quantas pessoas viram um conteúdo publicitário exposto nas plataformas

As portas da Linha-4 Amarela dos metrôs de São Paulo vão passar a reconhecer rostos e expressões do usuário. A concessionária ViaQuatro informou na quinta-feira (12) que portas interativas serão instaladas nas áreas de embarque e desembarque das estações Luz, Paulista e Pinheiros. A tecnologia deve colaborar para a contagem de usuários nas plataformas, o que será utilizado para um melhor direcionamento de pessoas em horários de pico. Outra funcionalidade para o reconhecimento facial é a saber a reação de usuários em relação às publicidades e a informações mostradas nas vias. A concessionária explica que a tecnologia foi desenvolvida pela própria ViaQuatro e que tem a função de criar novas estratégias para públicos específicos e incrementos em vendas. “As portas de plataforma interativas são uma tecnologia inovadora desenvolvida pela ViaQuatro para aprimorar transmissão de informações aos passageiros da Linha 4-Amarela. O reconhecimento facial é uma realidade na área de comunicação e marketing, com recursos sofisticados, que podem colaborar na criação de novas estratégias para públicos específicos, visando mais efetividade na troca de mensagens importantes ou mesmo o incremento em vendas”, explica Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro. Além da contagem de pessoas, é possível se ter também uma noção exata de quantas pessoas viram um conteúdo publicitário exposto nas plataformas. A empresa ainda anunciou que os estudos de reação de usuários sobre as informaçõe expostas serão repassados aos anunciantes. Atualmente, as empresas somente tem o número de pessoas que passam pela linha contabilizando os dados de catracas dos metrôs. Fonte: Portal Terra

Métricas para conteúdo: quais os melhores KPIs?
Medir a performance de suas atividades é fundamental para analisar se os seus esforços estão sendo empregados adequadamente, observa Edney “Interney” Souza, respeitado consultor do mercado. Uma das grandes vantagens do ambiente digital é poder medir tudo o que acontece. Por outro lado, ter tantas métricas disponíveis pode tornar esse trabalho bastante complicado. O primeiro passo para medir adequadamente qualquer trabalho, portanto, é descobrir dentro de um mar de métricas quais são as mais importantes, ou seja, quais são os seus KPIs (Key Performance Indicator — Indicador Chave de Performance). .Existem 2 erros clássicos ao montar KPIs: achar que todas as métricas são KPIs ou achar que vendas é o seu único KPI, até por que para alguns negócios a venda não é o objetivo principal. O processo de aquisição de audiência com a finalidade de atingir um determinado objetivo do seu negócio pode ser dividido em 5 fases: Visibilidade, Engajamento, Conversão, Fidelização e Indicações. Essas fases são organizadas na forma de um funil porque a quantidade de pessoas que você consegue manter em cada fase geralmente é menor que a fase anterior.  É importante ter um KPI em cada uma das fases para poder reagir rapidamente a qualquer problema na sua estratégia.Eis as métricas mais importantes em cada uma dessas fases, sugere Souza, lembrando que cada tipo de negócio pode ter métricas diferentes dependendo do seu objetivo. Visibilidade: Alcance – Quantas pessoas diferentes viram o seu conteúdo; Impressões – Quantas visualizações de conteúdos ocorreram, muitas vezes uma única pessoa visita vários conteúdos no seu site ou blog; Páginas por Leitor – Dividindo as Impressões pelo Alcance você sabe o quanto o seu site está sendo atrativo para os leitores. Engajamento: Quantidade de Curtidas – Medido nas redes sociais quando seu conteúdo é compartilhado e mostra quantas pessoas gostaram do seu conteúdo; Quantidade de Comentários – Pode ser medido diretamente no seu blog ou nas redes sociais e ,ostra quantos usuários foram impactados o suficiente para deixar uma mensagem (que nem sempre é positiva). Conversões Quantidade de Vendas – Medido principalmente em empresas que trabalham com e-commerce; Quantidade de Orçamentos – Medido principalmente em empresas que trabalham com serviços e a venda é negociada posteriormente por e-mail; Quantidade de Doações ou Assinaturas – Medido em campanhas filantrópicas ou de mobilização social. Fidelização: Quantidade de clientes que retornaram – Público que já esteve em seu site e voltou novamente para comprar outros produtos ou contratar novos serviços; Quantidade de leitores que retornaram – Público que voltou no seu site ou blog para ler novos artigos. Indicações: Quantidade de recomendações – Número de pessoas que compartilharam conteúdos chaves, produtos ou experiências da sua empresa incluindo uma recomendação de compra; Quantidade de referências – Quantidade de visitas e/ou vendas que foram geradas através de conteúdos compartilhados / recomendações de outros usuários. Fonte: Blog WordPress
FLIP lança programa de fidelidade
Em sua 16ª edição, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) — que acontece de 25 a 29 de julho — lançou na sexta-feira, 13/4. uma espécie de programa de fidelidade. Aderindo ao Flip-se, o Programa de Amigos da Flip, é possível obter uma série de descontos e benefícios em restaurantes, pousadas, assinaturas de jornais e revistas e instituições culturais por um período de 12 meses. Para isso, é preciso desembolsar R$ 240, que podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros. O dinheiro angariado será usado como uma das fontes de financiamento do evento. Quem aderir ao Flip-se vai receber um cartão para usufruir dos benefícios, que inicialmente estão disponíveis em Paraty, Rio e São Paulo. Mas a ideia é ampliá-los para todo o Brasil. O assinante do programa também ganhará o catálogo da festa, a ser retirado em Paraty, e terá direito à compra preferencial de dois ingressos para a festa, que não terão desconto: custarão R$ 55 cada. A adesão ao programa pode ser feita em qualquer data, uma vez que a contribuição é anual. As informações completas estão no site da Flip. Fonte: O Globo

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