Em 2017, nossa percepção do universo mudou para sempre. 15 maneiras de provar isso

27/12/2017

Eugene Cernan, o último homem a pisar na Lua, em 1972. Mas parece que vem novidades por aí…

O texto abaixo é uma tradução/adaptação livre de um texto da jornalista australiana Michelle Starr, ex-editora de ciências do site CNET, e atualmente redatora do ScienceAlert. Foi publicado no Futurism.net.

Segundo ela, 2017 foi um ano incrivelmente excitante para a ciência espacial. E listou quatorze histórias que realmente deixaram maravilhadas quem esteve atento (eu acrescentei, por minha conta, uma décima-quinta história, que foi publicada mais recentemente no ScienceAlert, escrita por outro redator do site, Mike McRae). Confira se você deixou passar alguma delas.

1.      Vimos estrelas de nêutrons colidindo

Não dá para ser mais espetacular, diz Starr. Ou talvez dê, mas terá que ser algo realmente fantástico como, por exemplo, as primeiras fotografias do horizonte de eventos de um buraco negro.

O fato é que ondas gravitacionais (também algo cuja identificação é bem recente, acrescento) fizeram com que conseguíssemos observar a colisão entre duas estrelas de nêutrons e medir diretamente a velocidade da gravidade. As implicações disso, ressalta Starr, são ENORMES.

2.      Tivemos um visitante interestelar

Asteróides e cometas passeando pelo Sistema Solar não é uma coisa exatamente nova. Mas neste ano tivemos uma ocorrência realmente especial: pela primeira vez, os cientistas observaram um objeto, asteróide ou cometa, que estava dentro do nosso Sistema Solar, mas era originário de outro lugar do espaço.

E acabou por ser ainda mais surpreendente, quando começou a ser estudado – trata-se de um asteróide de forma estranha com um núcleo gelado e que provavelmente passeia pelo espaço há centenas de milhões de anos.

Continue lendo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: