O CES 2017 e a adesão das marcas à Internet das Coisas

08/01/2017

Todo começo de ano é época de acompanharmos as novidades tecnológicas que são apresentadas e demonstradas em Las Vegas, durante o Consumer Electronic Show. O CES deste ano acaba exatamente hoje, 8/1, e não foi diferente. Ou talvez tenha sido, pela ausência do que podemos chamar de “soluções disruptivas”.

Pelo que pude perceber da cobertura de mídia, tanto a brasileira como a gringa, 2017 foi um daqueles anos em que os fabricantes não levaram para a feira nada de realmente revolucionário, mas tão somente aplicações práticas das tecnologias mostradas em anos anteriores.

Coisas interessantes, claro, como um anel que é um “fitness tracker” muito mais discreto e charmoso e um alto-falante da LG que flutua de verdade!

Ah, e tem a Internet das Coisas. Também neste caso, estamos falando de aplicações práticas de tecnologias conhecidas, mas com um “twist”. Segundo Chuck Martin, editor do newsletter IoT Daily, “uma das evoluções mais notáveis em relação à Internet das Coisas, presenciadas no CES deste ano, foi o crescente envolvimento das grandes marcas.”

No CES de dois anos atrás, observou Chuck, havia indícios de que a Internet das Coisas, ou pelo menos a conectividade em massa, havia chamado a atenção de alguns dos principais players globais.

No ano passado, muitas empresas importantes lançaram alguns produtos de ponta, de refrigeradores inteligentes a produtos com algum tipo de realidade virtual.

Este ano, porém, a coisa parece ter começado a fica séria de verdade, com inúmeras grandes empresas incluindo a Internet das Coisas nos seus DNAs corporativos.

A LG, por exemplo, anunciou que todos os seus eletrônicos domésticos terão wi-fi inteligente, o que é um passo decisivo na trilha da evolução da conectividade doméstica. A outra gigante coreana, Samsung, anunciou que todas suas TVS serão “smart TVs”.

Camas inteligentes, robôs, drones, e até escovas de cabelo que ajudam o usuário a se pentear melhor, o CES 2017 mostrou um número recorde de objetos e dispositivos conectados.

Já estamos ansiosos pelo CES 2018.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: