Black Friday: 10 dicas para ter destaque na caixa de entrada

22/11/2016

Imagem relacionadaEspecialista da Return Path orienta profissionais de marketing sobre a importância da linha de assunto das mensagensHerança do varejo norte-americano, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, com o objetivo de aquecer as vendas de final de ano. É nessa data que marcas interessadas em superar as metas de vendas disputam incansavelmente a atenção de consumidores interessados em adquirir produtos e serviços com ofertas e descontos exclusivos.“Em períodos como a Black Friday, a caixa de entrada dos usuários se torna um verdadeiro campo de batalha em que as marcas disputam a atenção e o volume de campanhas  cresce consideravelmente. Os destinatários chegam a receber, em média, 50% mais mensagens promocionais. Esse excesso de informações exige que profissionais de e-mail marketing tenham ainda mais cuidado ao planejar suas estratégias. É muito curto o espaço de tempo em que um usuário decide se vai abrir, deletar ou ignorar uma mensagem”, explica Fernando Pereira, Technical Account Manager da Return Path. O especialista explica que nesse processo de atração do cliente no ambiente do e-mail, a linha de assunto das mensagens se torna um fator muito relevante nas taxas de abertura das campanhas. Ele destaca a necessidade de atenção especial a 10 pontos:

1- Personalização. Colocar o nome dos usuários na linha de assunto faz com que se sintam especiais, além de dar maior credibilidade à sua marca, mostrando um forte laço de engajamento. Mas você pode ir além, utilizando os dados que possui sobre os assinantes para personalizar o assunto de acordo, por exemplo, com o time para qual torcem, sexo, localização, etc. Porém também é preciso ter cautela ao usar essas informações: não adianta adicionar em todas as campanhas o nome dos clientes, pois isso pode fazer com que se sintam saturados e suas mensagens não pareçam mais exclusivas, deixando de chamar a atenção. Tenha cuidado ao utilizar dados que não possui de toda a sua lista, para não enviar e-mails que fiquem com assuntos incompletos, como: “Nome do cliente, confira esta promoção”.

 

Exemplo de mensagem que explora o nome do usuário em um e-mail de aniversário.

2 – Estimule a curiosidade de seu usuário. Faça perguntas no assunto do e-mail ou o incentive a procurar uma informação ao abrir e clicar em sua mensagem. O uso de algumas palavras que se correlacionam com o senso de urgência também performa muito bem, por exemplo: ‘Ainda dá tempo’, ‘Corra e aproveite’, ‘Último dia’…

3 – Use e abuse do pre-header, principalmente para complementar sua linha de assunto. Sempre que possível, personalize também esse elemento, mas evite deixá-lo como: ‘Clique aqui para visualizar seu e-mail no navegador’:/

 

Exemplo de mensagem com uma boa utilização de pre-header personalizado.

4 – Sender Name: Eu, particularmente, não gosto de sender names como: ‘Fulano, do E-commerce X’, e as empresas usam essa estratégia para parecer que estão tratando com proximidade seu usuário, porém acredito que deva-se utilizar apenas o nome da marca. Ela sim é conhecida pelos clientes, que não fazem ideia de quem seja Beltrano ou Ciclano!

5 – Tamanho: Seja breve nos assuntos — nada de escrever um “textão” na linha de assunto do e-mail, pois diversos provedores irão “cortá-la” e seu usuário irá ler apenas as primeiras palavras. Confira a lista de quantidade de caracteres por provedores. Isso vale também para quem abre mensagens no mobile. O recomendado é que se utilize de 41 a 50 caracteres na linha de assunto, porém nunca exceder a 70 caracteres. Nesse caso, menos é mais😉

 6 – Faça um benchmark de seus concorrentes ou de empresas que considere com estratégias de linha de assunto positivas. A Return Path possui o SLO (Subject Line Optimizer – https://returnpath.com/pt-br/solucoes/email-optimization/subject-line-optimization/), que pesquisa as palavras-chave de seu assunto e compara com mensagens da concorrência que já utilizaram esses mesmos termos, mostrando a efetividade da campanha por meio da taxa de leitura. Conheça mais aqui (https://returnpath.com/pt-br/solucoes/email-optimization/subject-line-optimization/).

7 – Utilize caracteres especiais e números. Smiles, corações e estrelas sempre são bem-vindos e se destacam na caixa de entrada – alguns provedores mostram eles até coloridos! E isso, com certeza, se usado com moderação, impacta positivamente na taxa de abertura. Brincadeiras com números, como contagens regressivas, também resultam em um bom engajamento.

Exemplos de linhas de assunto que utilizam caracteres especiais.

8 – Utilize palavras-chave – palavras como ‘Desconto’, ‘promoção’, ‘off’ e outras antigamente  impactavam negativamente a entregabilidade, pois os provedores as julgavam como tendenciosas a spam, porém hoje em dia o que vale muito é o seu engajamento com o cliente, e esses termos na linha de assunto não afetarão em nada sua reputação.

9 – Linguagem da marca – Se sua marca usa linguagem informal, utilize gírias para lidar com o público, mantendo a mesma abordagem na hora de elaborar o assunto das mensagens. Não seja cordial com um público que é despojado e vice-versa. Fale a lingua do seu cliente.

Exemplo de um bom uso de linguagem da marca 

10 (e mais importante) – Teste sempre. O teste A/B com linhas de assunto é pouco usado e precisa ser mais explorado. Mensure os testes pela taxa de abertura, cliques e até mesmo conversão. Só assim você irá conhecer o seu público e mensurar a efetivade de sua linha de assunto. Não há mágica para uma linha de assunto perfeita. Teste o que funciona para sua marca e para os seus usuários, e boa sorte!

Exemplo em que a palavra “teste” foi esquecida na linha de assunto.

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