WhatsApp esquece promessa e compartilha dados com Facebook

29/08/2016

 

Jan Koum, co-fundador do WhatsApp

Mudança de política ocorre ao mesmo tempo em que o aplicativo começa a levar a sério questão da monetização

Quando o Facebook comprou o WhatsApp em 2014, Jan Koum, um dos fundadores do aplicativo, declarou que o negócio não afetaria a privacidade digital dos milhões de usuários do serviço de mensagens móveis. “Nós não sabemos a data do seu aniversário. Nós não sabemos o seu endereço”, escreveu Koum em um post do seu blog na época. “Nenhum desses dados é coletado ou armazenado pelo WhatsApp — e não temos planos de mudar isso.” Mas eis que dois anos depois, em um movimento que está arrepiando alguns dos mais de um bilhão de seus usuários, o WhatsApp começará em breve a compartilhar algumas informações com o Facebook. Na quinta, 25/8, foi anunciado que o WhatsApp começará a dividir números de telefone e dados analíticos com a empresa-mãe que coordenará as informações com o objetivo de aperfeiçoar seus próprios serviços. Essa mudança de política ocorre ao mesmo tempo em que o aplicativo começa a levar a sério a questão da monetização e é claramente uma indicação de que a filosofia do Facebook começa a ser implantada lá. Uma estratégia similar está sendo testada com o Facebook Messenger. Fonte: The New York Times

 

Na Rio 2016, dobradinha NBCU e BuzzFeed marcou 2,2 bilhões de views no Snapchat

A NBCUniversal decidiu apostar praticamente todas as fichas de sua conta no Snapchat no BuzzFeed durante as Olimpiadas. E, aparentemente, valeu pena: recebeu 35 milhões de visitantes na duas semanas do evento. Em abril, a gigante de mídia havia anunciado a parceria com o Snapchat, através da qual o aplicativo de videomensagens instantâneas distribuiria conteúdo relacionado aos Jogos Olímpicos. O conteúdo estaria disponível de duas maneiras: um canal Snapchat Discover em pop-up e diversas Live Stories diárias. Na soma de acessos a ambas, a NBCU totalizou 2,2 bi de views e 230 milhões de minutos de consumo. No canal discover, a NBCU deu quase totalmente o controle editorial a 12 produtores de vídeo do BuzzFeed que levou para o Rio (a NBCUniversal investiu US$200 milhões no BuzzFeed no ano passado). “Nós conversávamos com eles toda manhã — sobre o que queríamos focar e as histórias que estavam surgindo e assim havia alguma coordenação”, contou Gary Zenkel, do NBC Sports Group e NBC Olympics. “Mas não queríamos atrapalhar a capacidade deles exercitar e flexionar seus músculos criativos para a edição daquele dia.” Fonte: Digiday
Apple anunciou a aquisição da Gliimpse, startup de saúde pessoal
As ambições da Apple no setor de saúde continuam a se expandir com sua equipe de saúde digital tendo feito sua primeira aquisição conhecida. A Gliimpse construiu em seu três anos de existência uma plataforma que capacita qualquer pessoa nos EUA a coletar, personalizar e compartilhar um quadro dos seus dados de saúde. A empresa foi criada em 2013 por Anil Sethi e Karthik Hariharan. Sethi é um empreendedor serial entrepreneur que passou a década passada trabalhar com startups de saúde depois que, em 2000, abriu o capital de sua empresa, a Sequoia Software. Em seu início de carreira, nos anos 80, ele trabalhou para a Apple, como engenheiro de sistemas. A aquisição foi realizada há alguns meses, mas a Apple manteve sua discrição características, confirmando a compra apenas agora. No comunicado, a empresa fez questão de ressaltar que “a Apple compra pequenas empresas de tecnologias de vez em quando, mas em geral nós não discutimos nossos objetivos ou planos”. De acordo com a página de Sethi no LinkedIn, a Gliimpse — como muitas startups — nasceu a partir de uma necessidade pessoal. Sethi conta que ele acompanhou a luta de sua irmã contra um câncer no seio e descobriu em primeiro mão como é desafiante adquirir e gerenciar seus dados pessoais de saúde. Fonte: Fast Company

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: