Novas fronteiras da fidelidade: Taco Bell lança Explore. Zappos. Facebook

15/01/2016

Jogo usa algoritmo que identifica comportamentos desejados e os recompensa — e nem precisa ter algo a ver com a empresa
A rede de fast-food Taco Bell lançou na semana passada o jogo Explore, que faz parte do app da empresa e recompensa usuários de várias maneiras. Os jogadores desbloqueiam peças de quebras-cabeças ou fazendo pedidos com o app ou compartilhando experiências no Facebook, Twitter e Instagram. Mas também podem ganhar peças com ações que não têm nada a ver com a Taco Bell. Após linkar suas mídias sociais com o jogo, eles podem ser surpreendidos com prêmios inesperados mesmo sem ter mencionado Taco Bell, contou Tressie Lieberman, vice presidente of digital innovation and on demand da rede. “O jogo tem tudo a ver com surpresas e prazeres inesperado”, disse ela. “Nós não vamos dizer o que você deve fazer. Você vai cuidar da sua vida e quando vê desbloqueou peças.” O segredo é o algoritmo por trás do Explore, que reconhece os comportamentos dos jogadores que mostram que eles estão “Living Mas” – slogan do restaurante que significa, em “espanglês”, vivendo mais – e os recompensam por posts sobre estar em um evento fantástico ou mesmo olhando um nascer do sol. Fonte: Colloquy

Zappos usa microcampanhas e surpreende mais uma vez

A Zappos costuma usar um marketing que, mais do que inteligente, busca surpreender os consumidores. No passado, a rede já fez ações como oferecer café e bolo grátis em Las Vegas, e distribuir guarda-chuvas em Boston, mas agora foi mais longe e executou duas microcampanhas ousadas e extremamente dirigidas. Uma delas, “Happy Returns”, foi criada para demonstrar o compromisso da rede com o atendimento ao consumidor e ofereceu um cartão de presente no valor de 100 dólares para os 500 primeiros clientes que ligassem entre 11 da manhã e 11 da noite do dia 26/12 em troca por qualquer presente que eles houvessem recebido e não queriam. Os vencedores recebiam uma etiqueta pré-paga para enviar o presente, tivesse ou não sido comprado na Zappos. Na outra campanha, “Zappos loves Hanover”, 35 funcionários da empresa numa manhã bem cedo deixaram 1900 caixas nas portas de moradores da pequena cidade de Hanover, NH, escolhida por ser “cheia de clientes ferozmente fieis”, explicou Kelly Teemer, da Zappos. As caixas continham um chapéu, um cachecol, óculos de sol, meias e uma mochila. Veja video: https://youtu.be/bgBmlXjtWvA Segundo Teemer, as campanhas, criadas pela Mullen Lowe, Boston, foram feitas porque “Zappos.com tem uma história de surpreender e deliciar seus clientes e nós estamos sempre buscando novas maneiras de agradecê-los”. Fonte: Retail Wire

Facebook quer ser um parceiro melhor das agências

Agências de publicidade (e de marketing diálogo) podem esperar mais do Facebook em 2016, disse Mark D’Arcy, CCO da Facebook Creative Shop. Com US$ 3,6 bilhões em receita de publicidade em 2014, o Facebook tornou-se rapidamente um dos principais destinos do trabalho feito pelas agências publicitárias em todo o mundo. Mas seu relacionamento cada vez mais caloroso com as marcas é visto como uma ameaça para o modelo atual das agências. D’Arcy, que chefia a área criativa do Facebook desde 2011, diz que a rede social está determinada a ajudar as agências a entender melhor e usar o Facebook como uma plataforma publicitária em 2016. “A grande maioria do trabalho que fazemos é em parceria com agências de todos os países do mundo”, afirma ele. Ele citou programas como o Blueprint, programa de treinamento de marketing do Facebook, como uma maneira da empresa poder “pegar muitas das coisas que estamos aprendendo e elaborando todo dia na Creative Shop e realmente colocá-las nas mãos das pessoas”. Fonte: Direct Marketing News

Notas publicadas originalmente no Portal Abemd

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