A semana que passou: Facebook usa Safety Check em Paris – e é criticado por isso. E outras notícias

15/11/2015

Lá em Paris, na sexta, 13-11, foi a vez do terrorismo atacar e perpetrar maior atentado desde 11/9 a atingir uma metrópole ocidental.Mais do que a questão da perda de vidas humanas, assusta a perspectiva de uma escalada na violência mundial, com retaliações, aumento da xenofobia, “l’horreur”, como estamparam os jornais parisienses no dia seguinte.

Um destaque positivo foi a rápida disponibilização do recurso Safety Check pelo Facebook. Imediatamente, os franceses e estrangeiros de passagem pela Cidade-Luz puderam registrar que se encontravam seguros, dando alívio a seus amigos e familiares.

Mas a rede não recebeu apenas elogios: muita gente criticou o fato de não ter sido possível usar o recurso em outros atentados, mesmo os recentes como os que houveram em Beirute e Nigéria – ou mesmo o de Mariana.

A explicação dada em declaração do próprio Mark Zuckerberg, que foi a primeira vez que o recurso foi acionado em desastres causados por seres humanos, não foi exatamente uma boa explicação, mas pelo menos ele prometeu que o recurso será disponibilizado em outros eventos trágicos daqui para frente.

A Apple também pisou na bola. E também corrigiu o erro. O caso envolveu racismo. Funcionários da Apple Store do Highpoint Shopping Centre, de Melbourne, Australia, pediram a um grupo de estudantes negros para se retirarem da loja, preocupados que eles pudessem “roubar alguma coisa”. A empresa desculpou-se diretamente com os estudantes e o CEO, Tim Cook, enviou email para todos os colaboradores, reafirmando que “respeito ao consumidor é o fundamento de tudo o que a Apple faz”.

O YouTube lançou seu longamente aguardado serviço de música, YouTube Music. Está sendo oferecido por um período grátis de duas semanas — depois disso, custará US$ 9,99/mês como parte do serviço YouTube Red (sem anúncios).

No campo das mídias sociais, a novidade mais interessante é o lançamento de buscas visuais no Pinterest. A nova ferramenta encontra o que procuramos a partir de uma seleção na imagem. Promete ser muito divertido.

Fontes: Exame, TechCrunch, BuzzFeed, Social Media Examiner, Pinterest/Blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: