A semana que passou: Snowden ganhará asilo? Nova lei sobre cibersegurança. E mais

02/11/2015

Edward Snowden é o “cara do Wikileaks”, caso você tenha esquecido. Atualmente, ele mora na Rússia, mas já afirmou que gostaria de voltar aos EUA, mesmo que tivesse que ir para a cadeia. Mas… pelos motivos corretos — e ele não aceita as acusações que o governo americano lhe faz no momento.

A novidade em relação ao “defensor dos direitos humanos”, como foi chamado pelo Parlamento Europeu é que esse organismo votou a favor de que ele deveria receber asilo. O que não quer dizer que ele possa se asilar automaticamente, pois os membros do PE precisam individualmente decidir se aceitam a decisão do órgão.

Uma decisão que pode nos afetar mais rapida e diretamente foi tomada pelo senado americano. Por 74-21 votos, foi aprovado o Cibersecurity Information Sharing Act (CISA). O projeto, que já passou pela Câmara dos Deputados e deverá receber sanção do Presidente, fará com que as empresas tenham que compartilhar informações sobre ameaças à cibersegurança com o governo. Críticos, principalmente n indústria de tecnologia, reclamam que a lei aumentará os recursos de espionagem das agências governamentais mas fará pouco para conter ataques de hackers.

Cibersegurança está realmente na pauta do dia. Na terça, 27/10, a Cisco anunciou a aquisição da Lancope, especializada em análises de comportamento, visibilidade de ameaças e inteligência de segurança, com o objetivo de detectar atividade maliciosa em redes corporativas. O negócio envolve US$ 452,5 milhões em dinheiro mais ações, com a equipe da Lancope tornando-se parte do Cisco Security Business Group.

Quem nunca sai da pauta é a área de entretenimento. Embora estejamos mais ambição do que resultados reais. Na semana passada, o TechCrunch testou o recurso de assistir jogos ao vivo do Golden State Warriors, usando headsets Samsung Gear VR. Segundo o editor, Drew Olanoff, ainda que tenha sido uma experiência interessante, os fãs da NBA ainda não podem pensar em abandonar a rotina de comprar ingressos.

No campo das mídias sociais, a novidade mais interessante veio do Twitter. O microblogging anunciou em seu blog o lançamento do Brand Hub, um recurso que “ajuda os anunciantes a entenderem rapidamente o share de conversação da marca, as audiências chave e as tendências que giram em torno das conversações sobre suas marcas”.

 

 

Fontes: TechCrunch, Social Media Examiner, Twitter/Blog

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: