A semana que passou: Cannes Lions, Sony-Wikileaks parte 2, nova linguagem web, e mais

21/06/2015

Alexandre Ravagnani, o jurado brasileiro de Direct no Cannes Lions 2015

Começou o Festival Internacional de Criatividade de Cannes. A primeira semana — a “fase de grupos”, poderíamos dizer — terminou com o Brasil tendo a possibilidade de trazer 86 leões. O shortlist de Direct teve 21 cases, exatamente o mesmo número do ano passado.

Na contramão do oba-oba, a Sony voltou a ter problemas com o Wikileaks. Na quinta, 18/6, o site da organização incluiu em seu banco de dados mais 276.394 documentos privados, emails e arquivos financeiros, vazados da empresa. Os arquivos, cuja maioria é de documentos legais e financeiros (mas há outros itens estranhos, como por exemplo um chocante documento secreto que prova que os executivos da Sony preocupam-se em impedir a propagação de herpes nos estúdios, obrigando atores e atrizes a responderem um “Cold Sore Questionnaire”), são a segunda liberação maciça de arquivos do site desde a grande invasão dos dados da Sony Pictures Entertainment feita pelo grupo de hackers “Guardians of Peace”.

Uma notícia que pode redefinir o futuro da web e do próprio mundo. O Google, a Microsoft, a Mozilla e os engenheiros do projeto WebKit anunciaram na quarta, 17/6, que fizeram uma parceria para lançar um novo formato binário para compilar aplicações para a web, chamada WebAssembly. Esse novo formato deve resolver as limitações do JavaScript, que é a principal linguagem de programação da web.

Ainda no mundo web, a Electronic Frontier Foundation, organização que protege o direito de expressão no contexto da era digital, publicou um relatório detalhando as práticas de transparência e privacidade dos fornecedores de serviços online em relação às solicitações dos governos para acessar os dados dos usuários. O relatório elogia a Apple e o Dropbox, mas critica fortemente a Verizon.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu uma investigação contra Abilio Diniz para saber se as relações administrativas de Abilio na fabricante de alimentos BRF e no Carrefour prejudicam o mercado. Além disso, o Cade quer apurar se o empresário suspostamente monitora os 60 imóveis que ele aluga para o Pão de Açúcar, rede atualmente controlada pelo grupo francês Casino. Na terça-feira, 16/6, Abilio aumentou sua participação no Carrefour Brasil de 10% para 12%, desembolsando cerca de 370 milhões de reais.

No mundo das mídias sociais, algumas novidades interessantes. O Pinterest lançou alterações em sua busca, para encontrar pessoas mais facilmente na rede. Uma dessas alterações é um “checkmark” em nomes de celebridades e marcas para as pessoas encontrarem exatamente quem estão procurando. O Twitter está usando autoplay para aperfeiçoar a experiência dos usuários: videos nativos, vines e GIFs começam automaticamente. E o Google Trends ganhou um redesenho com direito a dados em tempo real.

Fontes: Meio&Mensagem, TechCrunch, Radar Online, Exame, Social Media Examiner, Pinterest For Business, Twitter/Blog, Google Official Blog

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: