11 maneiras de sua empresa gerar engajamento no Facebook

21/04/2015

boost facebook engagement for small business
Seu pequeno negócio está no Facebook? Você está procurando maneiras mais efetivas de envolver seus fãs? O fato é que os pequenos negócios descobriram o Facebook e estão obtendo mais sucesso do que nunca. Andrea Vahl, blogueira, comediante e co-autora de Facebook Marketing All-in-One for Dummies, compilou 11 maneiras através das quais pequenas empresas estão melhorando o envolvimento e gerando vendas com posts no Facebook. O artigo original foi publicado em www.socialmediaexaminer.com.

#1: Faça sua audiência agir

Litographs é uma loja online especializada em criar arte baseada em livros. Eles vendem posters, camisetas e bolsas muito legais. A empresa usa seus posts no Facebook para gerar vendas, mas fazem também um bom trabalho de entretenimento da audiência com questões e humor.
litograph facebook post
A Litographs criou uma ideia bem interessante: tatuagens temporárias com frase de Alice no País das Maravilhas. Eles convidaram 5 mil pessoas para montarem a maior cadeia de tatuagens do mundo. Esse tipo de ideia é uma grande maneira de mobilizar sua audiência e torná-los parte de algo especial.
litograph tattoo facebook post
A loja também oferece descontos especiais para sua comunidade no Facebook —quem não gosta de barganhas?
litograph discount facebook post

#2: Faça festa no Facebook

Mamavation é um website que dá cursos de bem estar e nutrição natural, além de divulgar alimentos e produtos não-transgênicos. Eles obtém um alto engajamento e usam videos, posts e imagens para educar sua audiência em relação a alimentação orgânica. A empresa recentemente promoveu uma “festa no Facebook” que oferecia brindes e descontos para quem se engajasse com os posts.

mamavation facebook party cover image

A Mamavation tinha vários posts com diferentes brindes e também dava um desconto para todos. Muitos posts durante a festa incluía dicas para educar sua audiência.
mamavation facebook party post
Imagens ainda obtém alto engajamento no Facebook — e o tamanho ideal é 470 x 470 pixels. Compartilhe algo provocativo, inspirador ou humorístico para engajamento extra.
mamavation image post

#3: Mostre personalidade

Through a Dog’s Ear é uma pequena empresa com 7 anos de existência que faz música para acalmar cães ansiosos. Sua página no Facebook é repleta de fotos pessoais da fundadora e seus cães.

through a dog's ear facebook post

Observe, no post acima que a empresa tagueou a Wells Fargo, e a Wells Fargo por sua vez “curtiu” a imagem. Você também pode usar tagueamento e hashtags para dar mais visibilidade aos seus posts.

through a dog's ear facebook post

#4: Use humor

Cool Mom Picks é um website que faz curadoria de presentes, equipamentos, tech e recursos para mães. Eles têm grandes vídeos de tutoriais e postam descobertas interessantes em blogs. Eles também usar humor e mostram personalidade em seus posts.

cool mom picks funny facebook post

Posts puramente de texto não morreram e ainda podem gerar muito engajamento. Não tema ir um pouco mais fundo no humor se isso fizer sentido com sua marca.

cool mom picks text facebook post

#5: Divirta-se

Se você escreve e usa o Facebook para postar seus trabalhos, de vez em quando, pense em usar a rede da maneira para o qual foi criada inicialmente: um site social onde você deixa as peossas saberem o que você está fazendo. A escritora Erica Spindler realiza um excelente trabalho ao fazer seus posts pessoais e divertidos. Compartilhe coisas que você acha engraçado ou acredita ser importante para as pessoas que você conhece.

erica spindler author facebook post

#6: Responda

Adquira o hábito de responder a comentários rapidamente, como Erica fez no post abaixo. Quando você faz isso regularmente, obtém mais engajamento com seus posts.

erica spindler author facebook post

#7: Crie um evento no Facebook

Embora bibliotecas não sejam necessariamente pequenos negócios, muitas lutam por engajamento e conexões. A Lawrence Public Library usa humor e também eventos no Facebook. Eles usam coisas como “Thowback Thusday” e memes de gatos para aproveitar trends divertidos.

lawrence public library facebook post

Se você foi convidado para eventos do Facebook, compartilhe-os e faça postagens na página do evento para obter mais visibilidade e incentivar as pessoas a junta-se a você.

lawrence public library event facebook post

Peça para seus fãs postarem imagens em sua página para obter mais engajamento. Quando as pessoas compartilham suas paixões, eles tornam-se mais conectadas com sua marca.

lawrence public library fan pictures

lawrence public library event pictures

#8: Post em sua página e também no perfil

David Newman, do Do It Marketing, usa sua página no Facebook e o seu perfil pessoal para divulgar seu negócio, que ajuda palestrantes a obter mais oportunidades. Ele está conectado com muitos palestrantes pessoalmente, por isso faz sentido que ele busque obter mais tração, postando sobre seu negócio em seu perfil pessoal. Se você ocasionalmente compartilhar posts da página de sua empresa em seu perfil, você pode estender o alcance.

David oferece um documento chamado Speaker Booking Machine e usa sua imagem de capa como vitrine, incluindo um botão para fazer o download.

do it marketing facebook cover image

Abaixo, um post em seu perfil pessoal, com um ponto de vista diferente. Ele sugere que as pessoas deixem um comentário se quiserem receber o documento. Isso gerou muitos comentários (“social proof”) e mais visibilidade para esse post.

do it marketing facebook post

Esse post gerou 550 downloads, 120 inscrições para um webinar and 33 inscrições para um programa de 777 dólares — tudo isso sem gastar nada em anúncios no Facedbook.

#9: Invista em videos

Videos funcionam bem no Facebook e a Learn Cake Decorating Online usa-os eficientemente em sua página. Eles publicam um video principal e também videos mais curtos que obtêm muitas visualizações e engajamento.

learn cake decorating online facebook videos

A empresa também usa o aplicativo 22Social para oferecer um curso grátis e assim construir uma lista de emails. Daí, oferece uma assinatura do serviço para quem se inscrever no curso.

learn cake decorating online facebook app

#10: Ofereça conteúdo local valioso

Imobiliárias muitas vezes pensam no Facebook como um desafio quase intransponível. Postar imagens de casas é interessante, mas a Realty Austin oferece outros conteúdos valiosos – e localizados. Eles criaram um guia de onde encontrar bluebonnets, uma flor azul do Texas, em Austin. Esse conteúdo oferece um serviço para clientes potenciais que vai além dos imóveis.

realty austin local content post

Criar conteúdo leva tempo, mas pode ser um poderoso motor de consciência de marca e novos clientes. A Realty Austin vai um passo além do seu website e fala para as pessoas postarem diretamente para sua página no Facebook, caso tenham algo interessante. Isso dá aos visitantes do website uma razão para conferirem a sua página no Facebook.

realty austin traffic driver

#11: Mostre o que está por trás dos bastidores

Usar um tom pessoal no Facebook é uma grande tática, mas da mesma maneira é dar à sua comunidade a oportunidade de uma espiada em algo que ninguém mais pode ver. A banda de música céltica Barra MacNeils literalmente leva as pessoas para trás dos bastidores durante seus shows.

barra macneils facebook video post
barra macneils facebook photo post

Conclusão

A maior parte desses exemplos ilustram o que está funcionando para pequenos negócios no Facebook. De acordo com Andrea, o segredo está em focar sua energia no feed de notícias. E, se estiver encontrando problemas, considere impulsionar os posts que são mais envolventes.

Resumindo…

  • Use conteúdo visual, incluindo boas imagens e videos interessantes
  • Adicione um toque pessoal, o que pode ajudar a diferenciar você de outros pequenos negócios
  • Incorpore humor e divirta-se — isso sempre gera engajamento
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