Saindo uma startup de mídia quentinha… será esse o próximo pedido da Starbucks?

03/03/2015

A rede de cafeterias começará logo a servir documentários socialmente conscientes

Diversificar é bom, e parece que a Starbucks não apenas acredita nesse conceito mas está disposta a levá-lo bem longe. De acordo com o Columbia Journalism Review, a rede que ficou famosa por servir macchiattos, mochas e outras bebidas em suas mais de 21 mil lojas está lançando uma startup de mídia, O empreendimento ainda não tem nome mas já contratou o repórter do Washington Post Rajiv Chandrasekaran, que tuitou na sexta-feira que está deixando o cargo depois de mais de 20 anos. A intenção, de acordo com o tweet de Chandrasekaran, é criar conteúdo para vídeo-documentários para a televisão e filmes potencialmente mais longos. O foco será sobre “conteúdo de impacto social”, o que casa bem com os esforços da Starbucks para manter-se uma marca socialmente consciente. Chandrasekaran deixou claro que a iniciante irá criar obras de não-ficção narrativa, não a material de marketing para vender xícaras de café. E embora mídia de massa não seja um negócio fácil de começar, a Starbucks já tem o tipo de músculo de distribuição que a maioria dos jornais só podem sonhar. Não só tem mais de 21.000 lojas em todo o mundo, mas cada um delas oferece aos clientes acesso grátis e fácil à Internet. Fonte: Fast Company

Samsung Pay: uma versão mais versátil do Apple Pay?

Novos celulares da Samsung têm design inovador, mas o destaque mesmo é para o aplicativo de pagamentos

Bordas curvas e design de vidro e metal são algumas das novidades dos novos smartphones da Samsung, Galaxy S6 e S6 Edge, mas o maior destaque, sem dúvida, vai para o app de pagamentos móveis. A Apple e o Google podem ter saído na frente com suas tecnologias de pagamento sem contato, mas o Samsung Pay preenche lacunas importantes nos serviços daquelas empresas. O Samsung Pay usa tanto NFC como a tecnologia de transmissão segura magnética (MST) da LoopPay. Isso significa que pode não só fazer as mesmas transações sem contato seguras de que o Apple Pay pode, como também fazer compras na grande maioria dos terminais mais antigos. A Samsung também retrabalhou os sensores de impressões digitais dos novos smartphones para que eles trabalhem por toque, em vez de uma ‘passada de dedo’, tornando mais fácil iniciar uma compra com um toque do polegar. Tão significativo quanto a tecnologia é o ecossistema financeiro mais amplo da Samsung. MasterCard e Visa são parceiros, assim como quatro dos emissores dos maiores bancos: JP Morgan Chase, Bank of America, Citi e US Bank. Fonte: GigaOm

Pesquisa: como email influencia as compras (online e offline)

7 em cada 10 pessoas fizeram compras influenciadas por emails

Em janeiro de 2015, a MarketingSherpa perguntou a 2057 pessoas sobre os locais onde elas fizeram compras influenciadas por emails enviados pelas empresas. A principal descoberta foi que sete em cada dez clientes fizeram compras influenciadas por email marketing – especificamente, 69% da amostra afirmou-se afetada pelos emails que recebem. Além disso, o email é ainda mais eficaz para o sexo masculino, na faixa de 35 a 44 anos de idade – 82% deste grupo realizaram compras influenciados por emails de empresas. O mais interessante, porém, é que apenas um em cada cinco (20%) fizeram compras exclusivamente online. Ou seja, quem só é capaz de acompanhamento e atribuir receita aos canais online, pode estar de analisar uma grande percentagem de compras em outros canais motivados pelo email marketing. Eis os números da pesquisa: 20% foram levados a comprar exclusivamente online; 2% fizeram compras principalmente online, mas também, ocasionalmente, em uma loja ou por telefone; 12% fizeram compras igualmente online e em uma loja ou por telefone;  8% fizeram compras, principalmente, numa loja ou através do telefone, mas ocasionalmente online;  6% fizeram compras apenas em uma loja ou por telefone;  1% responderam “outro”. Fonte: MarketingSherpa

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