Havia muitos cervos em Yellowstone. Então eles trouxeram os lobos de volta…

10/01/2015

…mas não tinham ideia do que exatamente estavam fazendo.

Uma das descobertas científicas mais emocionantes dos últimos 50 anos é chamada de cascata trófica. Uma cascata trófica começa no topo da cadeia alimentar e vai até o nível mais inferior. Um dos melhores exemplos disso aconteceu no Parque Nacional de Yellowstone, em 1995, quando as autoridades resolveram reintroduzir lá a população de lobos.

Os lobos são realmente bons em comer cervos. Mas, por causa dessa dieta de cervos, eles também ajudam muitos outros animais a sobreviver.

Basicamente, os lobos veem cervos e alces assim:

Os seres humanos mataram todos os lobos no Parque Nacional de Yellowstone há 70 anos. E a população de cervos explodiu.

Os seres humanos, sendo o tipo controlador em seu relacionamento com a Terra, tentaram controlar a população de cervos. Mas os cervos são muito bons em demonstrar o amor que têm uns aos outros… e assim a população cresceu e cresceu. Em 1995, os lobos foram reintroduzidos no parque, e eles imediatamente começaram a matar os cervos. Mas essa é a parte menos notável. Os lobos realmente começaram a mudar o comportamento dos cervos.

Continue lendo em Zona de Desconforto

 

NASA mais perto do que nunca de encontrar um ‘gêmeo’ da Terra

Astrônomos da agência especial norte-americana, NASA, anunciaram nesta terça-feira, 6/1, em reunião da American Astronomical Society, em Seattle, Washington, a descoberta de oito novos planetas que orbitam nas zonas habitáveis de suas estrelas.

Dois deles são os mais parecidos com a Terra entre os planetas conhecidos encontrados até agora fora do nosso sistema solar, disseram os cientistas Os dois têm probabilidade de possuírem superfícies rígidas, rochosas, além de orbitarem a uma distância de suas estrelas que permite prever que não são nem muito quentes nem muito frios para a existência de água e, possivelmente, de vida.

A descoberta dobra o número de planetas conhecidos que têm um tamanho próximo ao da Terra e acredita-se estar na chamada “zona Cachinhos Dourados” das estrelas que orbitam.

Continue lendo em Zona de Desconforto

 

7 dicas de como tornar fácil uma conversa difícil

Navegando pelo site da Time, encontrei um artigo muito interessante, escrito por Eric Barker, do blog Barking Up the Wrong Tree, e que desenha um cenário muito interessante.

Imagine alguém gritando na sua cara, escreve ele. Gritando tão violentamente que você não consegue nem começar a pensar em responder. Ou soluçando tanto que você mal consegue entender o que está dizendo.

Não é difícil imaginar, concorda? Todos já passamos por situações semelhantes. O problema é que, não importa quantas vezes passamos por isso, nunca estamos mais preparados para elas. Pior ainda: geralmente, ocorrem com pessoas que nos preocupam.

Em vez de apenas se perguntar como lidar com essas conversas difíceis, Eric buscou ajuda profissional.

Continue lendo em Zona de Desconforto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: