A queda do voo 401 e as lições para sua empresa. E mais

29/11/2014

Gráfico da investigação pelo National Transportation Safety Board

Fazia calor em Miami na noite de 29 de dezembro de 1972. Perto de meia-noite, o voo 401 da Eastern Airlines que saiu do Aeroporto JFK em Nova York aproximava-se do Aeroporto Internacional de Miami com 163 passageiros depois de um voo havia sido absolutamente comum. Mas, minutos depois, mais de 100 entre passageiros e tripulantes estavam mortos. A causa tragicamente simples de suas mortes pode não apenas chocá-lo, mas também fornecer um alerta sobre o problema de se concentrar demais em uma questão à custa de outros riscos.

Durante a descida, o indicador de trem de pouso não acendeu. Os pilotos tiveram de identificar se o trem de pouso não havia baixado ou, mais provavelmente, se a lâmpada indicadora no cockpit tinha simplesmente queimado. Essa lâmpada de 12 dólares fica no lado inferior direito do painel de instrumentos central e indica que o trem de pouso está baixado e travado na posição de aterrissagem. Sem certeza, os pilotos abortaram a aterrissagem e o comandante acionou o piloto automático para manter a aeronave a 2.000 metros, permitindo que a tripulação resolvesse o problema.

Logo depois, o gravador de dados de voo detectou uma ligeira pressão sobre a coluna de controle do capitão, coincidindo com um pedido do comandante para que o co-piloto verificasse o equipamento pela janela de uma baia que permitia a visualização. É provável que o comandante, sem saber, tenha esbarrado na barra de controle enquanto ligava para falar com o co-piloto, o que foi suficiente para desligar o piloto automático e dar início a uma descida gradual do avião.

<<CONTINUE A LER>>

Sonda IT promove webinar sobre a obrigatoriedade fiscal ECF

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) foi instituída em junho deste ano e prevê a apuração do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) através de um novo arquivo digital. Nesta quinta, 4/12, às 15h, a Sonda IT apresenta seu terceiro webinar sobre o ECF. Através de cinco etapas, que vai da apresentação da legislação ao quadro final de perguntas e respostas, o orador, Everton Santos, responsável por Pesquisa e Desenvolvimento da Sonda IT, explica que o intuito é instruir as empresas para esta nova modalidade de apuração. Os candidatos podem se inscrever até o próximo dia 02/12. 

<<SAIBA MAIS>>

Axis lança câmera específica para áreas médicas

A Axis Communications, líder em videomonitoramento, anuncia o lançamento de sua primeira câmera de segurança com design para encaixe entre as paredes e o teto. O modelo AXIS Q8414-LVS possui revestimento em aço inoxidável, material que facilita a higienização do produto em centros cirúrgicos e ambientes expostos a bactérias resistentes. O lançamento é ideal para o videomonitoramento de hospitais, enfermarias psiquiátricas e salas de observação médica.

<<SAIBA MAIS>>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: