Kopenhagen investe em tecnologia para aprimorar o relacionamento com clientes

14/07/2014

KOP-CLUB

Marca que é associada imediatamente a qualidade e encantamento, a Kopenhagen criou em 2009 o KopClub, programa de relacionamento da marca que é uma associação de prazeres e privilégios com ícones do luxo. “O programa é um benefício não só para os clientes, mas também para os franqueados. Hoje, os participantes chegam a consumir 30% a mais do que os não fidelizados” comenta Aline Machado, Coordenadora do Programa.

O programa conta atualmente com um portal de relacionamento, implementado pela Cadmus Consultoria, e em operação desde o final de 2013. O portal conta com recursos que dinamizam a comunicação com seu público alvo, valorizando e reconhecendo seus consumidores preferenciais.

Atualmente, o KopClub concentra mais de meio milhão de cadastrados e a meta para 2014 é atingir um milhão de usuários. Conquista nada complicada na opinião dos gestores envolvidos, pois ostenta a posição de ser o único programa de pontos nesse setor do mercado.

Hoje, as informações estão disponíveis em tempo real, o que tornou a estratégia de marketing da companhia muito mais agressiva, além dos dados também serem utilizados para o acompanhamento do negócio e tomada de decisões em tempo hábil. “Entendemos que o melhor era ter uma estrutura interna para suportar o programa de fidelidade KopClub, pois queríamos ter o controle das nossas próprias informações”, explica o Gerente de Tecnologia da Informação do Grupo Kopenhagen, Alessandro Bottmann.

Com a nova ferramenta foi possível conhecer a fundo o público, como por exemplo, o cliente que compra mais por mês, o cliente que só toma café, entre outros. “Transformamos a base num potente CRM para desenvolver campanhas estratégicas de marketing”, confirma a gerente de marketing da Kopenhagen, Adriane Ura, acrescentando que a primeira campanha criada na nova plataforma foi em decorrência da comemoração dos 85 anos da empresa, em janeiro de 2014. “Presenteamos os 100 melhores clientes com uma deliciosa caixa de bombons Collection Kopenhagen. É um método de reconhecimento e valorização da fidelidade desse público VIP que enxerga a Kopenhagen como uma marca emocional”, explica ela.

O projeto contempla 330 lojas, sendo 310 franqueadas. Esses números, somados ao fato de que a chocolateria ainda não tinha estabelecido as regras de negócio para o desenvolvimento da plataforma, representaram um grande desafio para a Cadmus, afirma o diretor de tecnologia da companhia, Alex Salino.

“A Cadmus tem atuado em diferentes projetos de diversos segmentos. No projeto KopClub, no entanto, tivemos o marketing envolvido, que trouxe uma composição de vendas para atender todo o ciclo de vida de um produto, além da integração com o CRM e o desenvolvimento de aplicativos móveis. O processo também contou com o time sênior que somou executivos de tecnologia e de marketing da Kopenhagen e da Cadmus. Essa sinergia de áreas uniu todos os envolvidos para a construção da melhor solução através de um ambiente de colaboração e de alta performance com foco nos resultados, gerando um produto assertivo num tempo recorde”, pontua Salino.

Fonte: Image Comunicação

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