Nova pesquisa aponta táticas subutilizadas de marketing via mídias sociais

08/07/2014

Artigo de Patricia Redsicker, gerente de mídias sociais da US Pharmacopeia e analista de pesquisas para o site Social Media Examiner

Você está procurando novas maneiras de aperfeiçoar o engajamento do seu público? Você quer conhecer táticas sociais eficazes, mas raramente usadas​​? Neste artigo, eu vou compartilhar os resultados de uma pesquisa que revelou três táticas amplamente subutilizadas e que podem ser usadas ​​para construir um público interessado em uma relação a longo prazo.

#1: Forneça Atendimento ao Cliente no Facebook

Muitas marcas usam o Twitter como padrão para o atendimento ao cliente via mídias sociais. Embora não haja nada de errado com isso, é importante lembrar que o Facebook oferece uma grande variedade de opções de serviço ao cliente que você também pode aproveitar.

De acordo com o Audience Growth Survey Report, da ExactTarget, apenas 34% dos profissionais de marketing usam o Facebook para publicar respostas a questões enviadas para o atendimento ao cliente. No entanto, 69% deles afirmam que é eficaz.

Are you trying to build engagement with your audience? This article shares research findings and marketing tactics to build a long-term interested audience.Muitas marcas top, como KLM, T-Mobile e Straight Talk utilizam o Facebook para responder e resolver questões e problemas dos clientes.

A KLM, por exemplo, oferece o serviço ao cliente em sua página no Facebook 24 horas por dia, sete dias por semana, em 10 idiomas. Eles têm até um aplicativo chamado Response Time, que funciona ao vivo e diz às pessoas quanto tempo eles podem ter que esperar por uma resposta depois de terem feito uma pergunta ou um pedido.

Se você está pronto para começar a usar o Facebook para o serviço ao cliente, sugiro verificar o mensurador de atendimento ao cliente da Socialbakers chamado Socially Devoted. Ele mede como sua marca se comunica e responde a clientes via Facebook ou Twitter.

Are you trying to build engagement with your audience? This article shares research findings and marketing tactics to build a long-term interested audience.Para checar o quão socialmente dedicada sua marca é, mova o controle deslizante (com o círculo na imagem ao lado) para o Facebook e clique na caixa roxa para inserir suas credenciais sociais. Use os resultados para orientar o seu novo comprometimento em relação ao atendimento ao cliente do Facebook.

Dica: Use o Facebook adicionalmente a (e não em vez de) o Twitter como uma ferramenta de suporte de atendimento ao cliente. Mesmo que a sua organização não possa se comparar com a KLM, você ainda pode oferecer aos seus clientes informações atualizadas em sua página do Facebook.

#2: Use FAQs e How-To como conteúdo dos tweets

Apenas 22% das empresas pesquisadas ​​oferecem regularmente FAQs e How-To através de seus tweets. No entanto, 59% daqueles que compartilham esse tipo de conteúdo acreditam que é uma boa maneira de construir o engajamento a longo prazo de seus públicos-alvo.

Are you trying to build engagement with your audience? This article shares research findings and marketing tactics to build a long-term interested audience.Esses conteúdos são populares porque agregam valor sem que pareça haver uma agenda oculta — eles não são o típico discurso de venda. Como resultado, seus seguidores sentem-se naturalmente obrigados a clicar em seus links e retuitá-los para os seus amigos e colegas.

Como você pode ver no gráfico acima, as táticas comuns, como a adição de um botão de Twitter em seu site, blog ou e-newsletterl não foram considerados tão eficazes quanto táticas menos populares, como oferecer uma dose regular de tweets How-To, trabalhar com influenciadores e blogueiros no Twitter e promover brindes que requerem uma ação no Twitter.

Dica: No Twitter, a experimentação é fundamental. Pense sobre os FAQs e artigos sobre “como fazer” que você costuma postar em seu site ou blog. Por que não transformá-los em uma série de tweets e oferecê-los aos seus seguidores do Twitter em uma base regular?

É claro que nem sempre você precisa escrever um post de blog para fornecer valor ao seu público. Valor é valor, mesmo quando ele é composto em 140 caracteres.

#3: Troque valor por endereços de email

Email é a principal tática para impulsionar as vendas, por isso é importante construir a sua lista sempre que puder. Surpreendentemente, a maioria das empresas não estão tirando proveito das mídias sociais para fazer isso.

Are you trying to build engagement with your audience? This article shares research findings and marketing tactics to build a long-term interested audience.Apenas 39% das empresas promovem conteúdo em mídias sociais que requer registro de email. Por outro lado, 59% dos profissionais de marketing que promovem conteúdo  acessível pelo email dizem estar provado que é um componente importante da construção de suas listas.

Amy Porterfield usa essa abordagem, identificando e utilizando pelo menos três oportunidades de geração de leads via Facebook para a coleta de assinantes de email.

Você pode fazer o mesmo através da implementação de conteúdos específicos do Facebook que atraia a atenção dos seus fãs (como você já conhece os seus interesses, isso deve ser fácil). Você poderia oferecer acesso a webinars, ebooks, relatórios gratuitos e checklists, em troca de um endereço de email.

Assim que tiver decidido qual oportunidade de geração de leads você vai usar, dê um passo adiante e promova-o para obter maior alcance.

Are you trying to build engagement with your audience? This article shares research findings and marketing tactics to build a long-term interested audience.No exemplo ao lado, a ExactTarget ofereceu um relatório de marketing em troca de assinaturas de -mail, e depois promoveu o post como uma história patrocinada do Facebook para estender seu alcance e obter assinantes de email adicionais que de outra forma não teriam visto o seu post.

Dica: Ao analisar as táticas para aumentar a sua lista, concentre-se em como você pode transformar seus seguidores de mídia social (especialmente os do Facebook) em “hard leads”(assinantes de email). Lembre-se, a maioria de seus fãs está disposta a fornecer um endereço de email em troca de algo que é valioso para eles.

Conclusão

Em todo lugar para onde você olhe, você encontrará conselhos sobre qual tática usar para aumentar o tamanho do seu público (e é quase sempre o mesmo conselho). O problema é que as táticas de marketing social mais usadas nem sempre funcionam muito bem no longo prazo.

A simples verdade é que números não são suficientes. Você precisa de um público receptivo, se você quer que sua marca seja bem-sucedida. Um pequeno número de empresas está descobrindo que táticas menos populares podem ser mais promissoras para o desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo e de engajamento.

Para conquistar um público de alta qualidade, experimente as táticas neste artigo, monitore os resultados e deixe os dados guiá-lo. Continue a escutar e aprender mais sobre o que tem a ver com o seu público.

O que você acha? Você já tentou alguma dessas táticas subutilizadas de marketing via mídias sociais? Como você tem construído um público de alta qualidade? Por favor, compartilhe suas opiniões na caixa de comentários abaixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: