13 invenções acidentais que mudaram o mundo – 1a. parte

01/06/2014

Drake BaerArtigo de Drake Baer, publicado no Business Insider. Drake é co-autor de Everything Connects: How to Transform and Lead in the Age of Creativity, Innovation, and SustainabilityAlyson Kreuger contribuiu para este artigo com pesquisas adicionais.

A necessidade nem sempre é a mãe das invenções.

Muitas das coisas de que dependemos para curar as nossas doenças, preparar as refeições e adoçar nossos dias não foram projetados deliberadamente. Em vez disso, foram o resultado de acidentes felizes.

Leia mais para saber com como invenções que modelaram nossa sociedade — da Coca -Cola à penicilina e ao forno de microondas — surgiram por acaso.

1. Penicilina

 13 Accidental Inventions That Changed the WorldInventor: Sir Alexander Fleming, cientista.

O que ele estava tentando fazer: Ironicamente, Fleming estava à procura de uma “droga maravilhosa” que poderia curar doenças. No entanto, não foi até Fleming jogar fora seus experimentos que ele encontrou o que estava procurando.

Como foi criado: Um dia, em 1928, Fleming notou que uma placa de Petri contaminada que ele havia descartado continha um mofo que estava dissolvendo todas as bactérias em torno dele. Quando analisou o mofo, ele descobriu que continha um poderoso antibiótico — a penicilina — usada para tratar doenças que vão desde sífilis a amigdalite. Graças à penicilina e outros antibióticos, a taxa de morte por doença infecciosa é agora um vigésimo do que era em 1900 .

2. Coca -Cola

 13 Accidental Inventions That Changed the WorldInventor: John Pemberton, farmacêutico.

O que ele estava tentando fazer: Morando em Atlanta na década de 1880, Pemberton vendia um xarope feito de vinho e extrato de coca que chamava de ” French Wine Coca de Pemberton” e era apresentada como uma cura para dores de cabeça e distúrbios do sistema nervoso .

Como foi criado: Em 1885, Atlanta proibiu a venda de bebidas alcoólicas, de modo que Pemberton criou uma versão puramente baseada em coca do xarope para ser misturada com água gaseificada e bebida como um refrigerante. O resultado foi uma bebida perfeita para a era da temperança – um ” tônico cerebral ” chamado Coca-Cola.

3 . Cookies de chocolate

 13 Accidental Inventions That Changed the WorldInventor: Ruth Wakefield , dona da Toll House Inn .

O que ela estava tentando fazer: Ruth queria apenas fazer biscoitos tradicionais de chocolate.

Como foi criado: Ao preparar um lote de biscoitos em 1930, Ruth descobriu que estava sem chocolate de padeiro. Como substituto, ela quebrou o chocolate adoçado em pedaços pequenos e acrescentou-os à massa de biscoito. Ela esperava que o chocolate derretesse, fazendo os biscoitos de chocolate tradicionais, mas os pequenos pedaços ficaram presos.

4 . Chips de Batatas

 13 Accidental Inventions That Changed the WorldInventor: George Crum, chef do Carey Moon Lake House, em Saratoga Springs, Nova York.

O que ele estava tentando fazer: Crum estava tentando servir batatas fritasa um cliente, no verão de 1853.

Como foi criado: Um cliente do restaurante devolvia suas batatas fritas para trás, pedindo que fossem mais finas e crocantes. Crum perdeu a paciência e cortou as batatas insanamente finas e fritou-as até que eles ficaram duras como uma rocha. Para surpresa do chef, o cliente amou.

5 . Marcapasso

 13 Accidental Inventions That Changed the WorldInventor: John Hopps, engenheiro elétrico .

O que ele estava tentando fazer: Hopps estava realizando pesquisas sobre hipotermia e estava tentando usar aquecimento com rádio-frequência para restaurar a temperatura do corpo.

Como foi criado: Durante a sua experiência ele percebeu que quando o coração parava de bater devido ao resfriamento podia ser reiniciado por estimulação artificial. Essa percepção levou ao marcapasso em 1951.

6. Silly Putty

 13 Accidental Inventions That Changed the WorldInventor: James Wright, engenheiro da General Electric.

O que ele estava tentando fazer: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo dos Estados Unidos precisava de borracha para pneus de avião, botas para os soldados e assim por diante. Wright estava tentando fazer um substituto de borracha com silicone, uma vez que era um material amplamente disponível.

Como foi criado: Durante um teste com óleo de silicone em 1943, Wright adicionou ácido bórico à substância. O resultado foi um troço pegajoso e saltitante. Embora não tenha encontrado uma aplicação prática, a impraticabilidade do Silly Putty é o que faz com que seja incrível.

Semana que vem falaremos de fornos de microondas, LSD, sacarina, post-it, fita scotch, corn flakes e o “slinky”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: