24 atalhos psicológicos que pessoas bem sucedidas usam para chegar onde querem

18/04/2014

Chame-os de truques, se quiser. Ou atitudes, caso queira ser elegante. O fato é que podemos observar nas pessoas bem sucedidas certos comportamentos que facilitam o atingimento de seus objetivos. E alguns deles são simples o suficiente para serem aprendidos, copiados, imitados, usados em situações cotidianas por qualquer um de nós. São pequenas coisas que podem garantir resultados significativos.

Um dos truques é fazer a pessoa se sentir no controle – “você vai querer calçar os tênis do Star Wars ou os do Bob Esponja?”

Abaixo, 24 desses “atalhos”, compilados por Maia McCann a partir de uma conversação via AskReddit e publicados no site Distractify. (Atenção: nem a autora, nem eu, colocamos nossas mãos no fogo pelos “truques” descritos. Alguns dos atalhos descritos abaixo são, para dizer o mínimo, discutíveis – mas a maioria é bom senso e não custa nada adotá-los.)

1. Primazia e recência

As pessoas lembram mais da primeira e da última coisas que ocorrem, raramente das que ocorrem no meio. Por isso, por exemplo, ao agendar uma entrevista , pergunte o horário em que o empregador está entrevistando e tente ser o primeiro ou o último.

2. Se você trabalha em um bar ou no atendimento ao cliente de qualquer tipo…

…coloque um espelho atrás de você no balcão. Desta forma, os clientes irritados que se aproximarem irão se ver no espelho atrás de você e as chances de continuarem se comportando irracionalmente serão significativamente reduzidas.

3. Depois de fazer o discurso de vendas, não diga mais nada

Isso funciona em vendas, mas também pode ser aplicado de outras formas. Segundo grandes vendedores, depois do papo inicial e da apresentação dos preços, o primeiro a falar vai perder. Parece bobo, mas realmente funciona. Muitas vezes, ocorrem longos períodos de silêncio constrangedor, mas se o cliente é “obrigado” a falar termina comprando.

4 . Se você perguntar algo a alguém e ele responder parcialmente, é só esperar .

Se você ficar em silêncio e mantiver contato visual, ele vai continuar a falar .

5. Masque chicletes quando você estiver se aproximando de uma situação que pode deixá-lo nervoso, como falar em público ou pular de bungee jumping

Se estamos comendo, algo em nosso cérebro raciocina ‘eu não estaria comendo, se houvesse perigo. Então eu não estou em perigo’. 

6 . As pessoas não vão lembrar o que você disse, mas como você as fez sentir.

Nessa mesma direção, a maioria das pessoas gostam de falar sobre si mesmos de modo que é bom fazer muitas perguntas sobre eles.

7. Quando você estiver aprendendo algo novo, ensine um amigo sobre isso. Deixe-o fazer perguntas

Se você é capaz de ensinar algo bem é porque você a compreende.

8. Se você se mostrar realmente feliz e animado ao ver outras pessoas, elas vão reagir da mesma forma com você

Nem sempre acontece na primeira vez, mas definitivamente acontece na próxima.

9.  Os sintomas físicos do estresse – aceleração dos ritmos cardíacos e da respiração – são quase idênticos aos de sentir-se com coragem

Quando sentir-se estressado em qualquer situação pense imediatamente que o seu corpo está se preparando para ser corajoso, e não sentindo stress.

10. Preste atenção aos pés das pessoas

Se você se aproximar de duas pessoas no meio de uma conversa, e eles só voltarem os torsos e não os pés na sua direção é porque não querem que você participe da conversa. Da mesma forma, se você estiver em uma conversa com um colega de trabalho que você acha que está prestando atenção em você e ele está com o torso voltado para você, mas seus pés estão apontando para outra direção, é porque quer que a conversa acabe.

11. Se necessário, finja que pode realizar alguma coisa — confiança é mais importante que conhecimento

Não se deixe intimidar por ninguém, todo mundo está desempenhando um papel e usando uma máscara.

12. Se você fingir ser algo por tempo suficiente, você acabará tornando-se aquilo

13. Se você quiser examinar alguém sem parecer assustador, olhe inicialmente para além dele e espere que ele busque encontrar seus olhos

Quando ele não conseguir fazer isso vai olhar ao redor (nervosamente, em geral, e por um segundo) e não vai olhar para você de novo por algum tempo. Esta é sua chance de olhar para a pessoa por pelo menos 45 segundos.

14. Construa uma rede

Torne-se fonte de informação para eles, e deixe-os que sejam para você. Mesmo pagar uma cerveja para um ex-colega uma vez por ano vai mantê-lo no circuito no antigo escritório. Ex- colegas de trabalho podem ter obtido uma nova posição no escritório que você sempre quis trabalhar! Vá até eles com uma cerveja, e perguntar sobre o escritório. Tem tudo a ver com conexões e informações.

15. Se você estiver irritado com a pessoa na frente de você dirigindo como uma avó…

…finja que é a sua avó; isso vai reduzir significativamente a sua raiva.

16. Mantenha uma posição ereta

Nada de se curvar, tire as mãos dos bolsos e fique de cabeça erguida. Não é apenas um clichê – você literalmente vai se sentir melhor e as pessoas ao seu redor vão sentir mais confiança em você.

17. Evite dizer ” eu acho” e ” eu acredito” a menos que seja absolutamente necessário

Estas frases não evocam confiança e não farão bem a você.

18. Ao sentir-se ansioso, arrume e limpe o seu espaço em casa ou no trabalho

Você vai se sentir mais feliz e mais realizado do que antes.

19. Sempre pague a primeira rodada de bebidas

Você vai ficar surpreso com quanto tempo você pode beber com a frase ” Eu paguei a primeira”.

20. Ao ir para uma entrevista … interesse-se pelos seus entrevistadores

Se você aprender sobre eles vai parecer mais interessante e dinâmico (as pessoas gostam de falar de si, lembra?).

21. Atenção, pais : sempre dê a seu filho uma escolha que os faça pensar eles estão no controle

Por exemplo, quando quiser que coloquem os sapatos, diga: “você quer colocar seus tênis do Star Wars sapatos ou os do Bob Esponja?”. Dica extra: em alguns casos, funciona com adultos.

22. Suas ações afetam mais suas atitudes do que suas atitudes afetam suas ações

23. Quando um grupo de pessoas ri, as pessoas instintivamente olham para a pessoa que eles percebem como mais próxima desse grupo

24. Se você quiser construir um relacionamento ou ganhar a confiança de alguém rapidamente, mimetize a sua postura corporal e a sua posição

Se alguém está sentado com as pernas cruzadas, cruze as pernas. Se eles estão inclinados para longe de você, incline-se para longe deles. Se estão inclinando-se para você, incline-se para eles. Espelhando e combinando a posição do corpo é uma forma inconsciente de alguém dizer que confia ou está confortável com você. Se você estiver sentado com os braços cruzados e perceber que o outro está sentado com os braços cruzados, isso é um bom indicador de que você tem um bom relacionamento ou o está construindo com essa pessoa.

Esqueci alguma coisa? Compartilhe conosco os atalhos psicológicos que você recomendaria nos comentários. Obrigado pela leitura e compartilhamento .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: