Faça da felicidade a sua prioridade

22/03/2014

ImageO artigo abaixo, publicado no LinkedIn, traduzido livremente e não autorizadamente por mim, foi escrito por Andreas von der Heydt, Country Manager da Amazon BuyVIP, Alemanha. Anteriormente trabalhou em posições de alta gerência na  L’Oréal e é o fundador do Consumer Goods Club. Ele é especialista em liderança, executive coach e NLP master.

 

Você soube? Quinta-feira passada, 20 de março, foi o Dia Internacional da Felicidade, criado pelas Nações Unidas em 2012.

E daí? Você comemorou? Você, seus amigos, seus colegas de trabalho, os membros da sua equipe, alguém que você conheça ficou mais feliz porque era o Dia Internacional da Felicidade?

Bem, infelizmente, e provavelmente, não. Além disso, pode-se muito bem questionar se não há coisas mais importantes com que a ONU e outras instituições deveriam se preocupar. Esses “cultivadores” da felicidade não percebem que o mundo de hoje tem que se ver com temas mais sérios: guerras, conflitos civis, disparidades de renda, desigualdades sociais, questões ambientais, etc.? Devemos realmente enviar um sorriso na direção de todos esses monumentais problemas? E o que dizer em relação aos nossos próprios deveres e desafios diários? Vamos ser um pouco mais felizes e tudo vai ser bem? Você está me gozando?

Eu acho que você chegou onde eu queria! Podemos usar de sarcasmo para argumentar tanto contra a palavra como contra o conceito de “felicidade”. Ou então, e isso é mais a minha abordagem, podemos ser positivos, audaciosos, e de mente aberta sobre o seu significado e o seu propósito mais amplo.

Minha maneira de definir felicidade não tem nada a ver com devaneios, tentativas de fugir da realidade, ou enxergar a vida através de óculos cor de rosa. Na verdade, considero a felicidade e o bem-estar das pessoas como um direito humano fundamental. A busca da felicidade é uma bela meta pela qual lutar. E deve tornar-se um dos nossos principais objetivos na vida. Bem alinhado com o crescimento econômico e a responsabilidade social — e não escondido atrás deles.

NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS

O Dia Internacional da Felicidade deve lembrar as organizações e os indivíduos de procurar formas de aumentar a conscientização sobre a importância da felicidade. E para ajudar a si mesmos e a outras pessoas a se tornar mais felizes.

As organizações governamentais e as não-governamentais, assim como cada um de nós, devem contribuir para isso, através de educação, treinamento, e atividades de conscientização. Vale a pena! Numerosos estudos têm mostrado que as pessoas felizes são mais saudáveis, mais confiantes, mais criativas, mais dinâmicas, mais produtivas, mais satisfeitas, mais poderosas e mais determinadas. Dessa maneira, a criação de uma vida feliz e significativa combate a depressão, o medo, a crueldade, a frustração e o crime.

Uma pesquisa recente mostrou que a grande maioria das pessoas prefere viver em uma sociedade com mais felicidade do que com mais riqueza. O Reino do Butão projetou o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) para medir a qualidade de vida e o progresso social de uma forma mais holística do que apenas o indicador econômico do produto interno bruto (PIB). A Comissão Nacional do FIP do país é cobrada para rever decisões políticas e alocar recursos, qie coloquem também ênfase no bem-estar de seu povo. Outra métrica alternativa é o Indicador de Progresso Genuíno (GPI ), que também leva em consideração a saúde de uma nação através da incorporação de fatores ambientais e sociais que não são medidos pelo PIB.

COMO FAZER DA FELICIDADE SUA PRIORIDADE

Abaixo estão as minhas técnicas favoritas para cultivar e fortalecer a felicidade:

Pratique Consciência. Viva sua vida com mais profundidade, contemplação e sincero contentamento . Concentre-se em si mesmo e não se compare com os outros.

Pense feliz. Pensamentos criam sentimentos. E sentimentos criam comportamentos. O comportamento positivo e sorridente atrai mais positividade. E isso reestimula pensamentos felizes.

Cerque-se de Pessoas Felizes e Cultive Relacionamentos. Um belo gatilho para a felicidade!

Trate-se Bem. Mime-se . Respeite e ame a si mesmo. Faça mais do que você realmente gosta e passe mais tempo com os entes queridos.

Capture e memorize Grandes Momentos. Coloque os maus de lado. Desacelere para desfrutar as alegrias da vida. Anote-os e leia-os sempre que achar necessário.

Seja Ativo e Cuide de Si Mesmo. Saia de casa, faça uma caminhada, pratique esportes, aprenda coisas novas. Estimule a si mesmo. Desafie-se.

Defina Metas significativas e Alcançáveis. ​​Comprometa-se e dê um passo por vez.

Ajude os Outros e Seja Generoso. Pratique atos de bondade e aprenda a perdoar .

SUA MISSÃO: RECUPERAR A FELICIDADE AGORA

Você pode começar imediatamente, tornando a si mesmo e aos outros felizes, seguindo os três passos abaixo:

  1. Procure agora em seus álbus de fotografia uma foto de algo que te fez feliz
  2. Hoje, da próxima vez que algo que te fizer feliz, tire uma foto para capturar o momento
  3. Inspire os outros a encontrar a felicidade, compartilhando suas fotos com as hashtags #happinessday ou #felicidadehoje, ou as envie para seu cônjuge, um amigo, um colega, ou para quem quiser. Use suas fotos para lembrar a você mesmo e a outros do que realmente importa.

A partir de agora comemore todos os dias como o seu dia de felicidade pessoal. E ajude os outros a chegar lá !

(Um último “presentinho” do Andreas: a música Happy – se não abrir o video abaixo, clique em http://youtu.be/2B3TlL16W2k)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: