A semana que passou: Dilma na ONU, GAP no Brasil, Telefônica na TIM, e mais

30/09/2013

A semana que passou foi a da abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas. Como é de praxe, o primeiro a discursar é o presidente do Brasil – no caso, a presidenta. E sua crítica firme contra a espionagem americana repercutiu em praticamente todos os grandes veículos de comunicação do mundo. Menos intensamente, porém, no Brasil, onde praticamente todo mundo colocou “mas” e acusou-a de mirar em sua reeleição.

Tanto lá fora como aqui, repercutiu menos o que este blog acha que foi mais importante: a defesa, também firme, de uma regulamentação da Internet, a necessidade de mais transparência e regras claras para o uso da rede.

Na semana passada, também, e finalmente, a rede GAP desembarcou no Brasil. O local de sua primeira loja, no entanto, é estranho (pelo menos em minha opinião): o Shopping JK Iguatemi, ao lado de lojas com preços tão altos, tão distantes da realidade brasileira (sapatos a 4 mil reais o par, gravatas a 2 mil reais e por aí vai), que podem levar algum desavisado a pensar em “lavagem de dinheiro”. Estão anunciadas outras lojas para breve: Morumbishopping, SP, Barrashopping, Rio, e Barra Sul, em Porto Alegre. Veremos, como dizia o cego.

Um fato a acompanhar é a movimentação do grupo espanhol Telefónica. Esta semana, anunciaram o aumento de participação na Telecom Italia. O que acontecerá com a TIM Brasil?

Um estudo da comScore apontou que 43,7% dos brasileiros já usam internet banking. Segundo dados de outra pesquisa, Ibope Mídia, esse uso aumentou 20% de 2012 para 2013.

No mundo das mídias sociais, as novidades são bem variadas. Começando pelo Google, que lançou um novo algoritmo de buscas, o “hummingbird”, que contextualiza e facilita as buscas.

Já o Facebook agora permite que se editem os posts publicados. No Twitter, as fotos incorporadas ao tweets poderão ser maiores e mais ricas visualmente. Os pins do Pinterest agora terão mais informações disponíveis além do link: título e autor do artigo, resumo, etc.

E o YouTube está integrando seus comentários com o Google+.

Fontes: Exame, Jornal CGN, Social Media Examiner, Portal Abemd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: