Marketing digital: equívocos. A Data Management Conference. E mais

19/07/2013

Cinco equívocos a evitar no marketing digital

Segundo Corey Pierson, fundador do Custora, “o cenário do marketing digital pode parecer um campo minado. Todos os dias, novas estratégias, diretrizes e melhores práticas parecem estar surgindo para criar engajamento nas mídias sociais, branding em todos os canais, e estabelecer relacionamentos digitais autênticos com os clientes. Mas, da mesma forma que a revolução digital mudou a forma dos profissionais realizarem seus trabalhos, também reforçou alguns dos princípios fundamentais do marketing.” E ele aponta cinco coisas a evitar. 1. Concentrar-se exageradamente na redução do custo de aquisição dos clientes (nem todos os clientes são iguais: é preciso olhar o valor do cliente a longo prazo e decidir onde investir mais e não menos); 2. Usar segmentação ineficiente (é a velha história do 80/20: identifique os dois ou três diferenciais que geram 80% da receita e usam 20% do tempo e do dinheiro); 3. Tornar-se obcecado com as métricas erradas (em outras palavras, não confunda táticas com objetivos; descubra por que está medindo as coisas e lembre-se que, no final, o que vale é o valor do cliente); 4. Negligenciar o básico (especificamente, procure criar grupos de controle e teste uma variável por vez); e 5. Comparar maçãs com laranjas (é fundamental comparar grupos diferentes de consumidores para entender como seus esforços de aquisição, fidelização e retenção estão funcionando, mas preocupe-se em compará-los em relação ao mesmo ponto do ciclo de vida). Leia também: Setor de Call Center deve movimentar R$ 40 bilhões e outras notícias do mercado de Marketing Direto = Marketing Diálogo no Portal Abemd

Vem aí a Data Management Conference – Latam

faltam menos de 20 dias para a 4ª edição da Data Management Conference – Latam, o maior encontro sobre gestão da informação e governança de dados realizado na América Latina.

A DMC-Latam 2013 vai trazer palestrantes da África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá e dos Estados Unidos e profissionais de cinco estados brasileiros para apresentar temas como web semântica, big data, segurança, tratamento, modelagem, compartilhamento e monetização de dados, além dos cases da Localiza, Walgreens, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e do Programa Governo Eletrônico.

A conferência internacional vai acontecer nos dias 7 e 8 de agosto, no Hotel Braston, em São Paulo. Associado ABEMD têm desconto especial de 20% nas inscrições. Confira a programação no site: www.dmc-latam.com.

Sagemcom lança telefone fixo que é smartphone

Empresa francesa de alta tecnologia com atuação global, a Sagemcom apresentou na França este mês o Alium®, seu primeiro modelo de “smartphone para casa”. Trata-se de um aparelho telefônico que combina todos os benefícios de um telefone fixo (alta qualidade de áudio, função viva-voz, tecnologia DECT com poucas emissões de ondas, compatibilidade com outros hadsets DECT da casa, etc), com serviços de smartphone, graças ao sistema operacional Android: navegação suave em tela sensível ao toque, acesso à Internet, download de aplicativos, presença de câmera de qualidade para conferências com vídeo, entre outros recursos. Continue lendo em A Zona de Desconforto

The Economist destaca crise da mídia impressa brasileira

Como persuadir anunciantes a pagar mais e, dessa maneira, fazer a mídia impressa brasileira sobreviver? A pergunta é complexa, tanto que a The Economist publicou em sua última edição uma análise sobre a crise pela qual passa os grandes jornais e revistas de nosso país. A publicação inglesa destaca como tem sido complicado igualar os ganhos publicitários dos grandes meios impressos brasileiros (Folha, Estadão e Abril) com o meio on-line. A revista ouviu Marcelo Lobianco, diretor executivo do IAB. O executivo ressaltou que na internet as pessoas consomem notícias como se estivessem comendo lanches. Não há uma fidelidade. As notícias estão disseminadas em grandes portais, blogs e sites agregadores. The Economist também alerta para o fato de o meio digital, que abocanha 14% do bolo publicitário atualmente, segundo o IAB, irá crescer em breve e que os meios brasileiros ainda não encontraram a fórmula do sucesso. Adnews (confira o artigo completo aqui

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