A semana que passou: modernização dos portos, demissões na Webjet, prejuízo da Vale, e mais

04/03/2013

Reproduzido de A Zona de Desconforto

A MP dos Portos vai provocar uma revolução no segmento?

A MP dos Portos vai provocar uma revolução no segmento?

Há quem diga que nada ocorreu na área de tão importante desde 28 de janeiro de 1808, quando Dom João VI assinou a Carta Régia que abria os portos do Brasil para o mundo. Há quem discorde, claro, e até esteja disposto a brigar, mas o fato é que a chamada MP dos Portos, agora em tramitação no Congresso, pode provocar uma nova revolução no segmento porque permite que a iniciativa privada opere portos que possam competir com os públicos e cria novas regras para as concessões dos portos públicos — em vez de entregar um terminal à empresa que pagar mais, o vencedor do leilão será o que oferecer a menor tarifa combinada com o melhor serviço.

No campo da aviação comercial, a Gol informou que irá prosseguir com o “desligamento” de 850 funcionários da Webjet, demitidos em 23 de novembro 2012 e reintegrados, por ordem judicial, em 27 de dezembro do ano passado. A empresa considerou “frustradas” as negociações para a manutenção no quadro de funcionários após as propostas apresentadas serem rejeitadas. Em outra rota, o grupo Synergy, dono da Avianca, poderá fazer uma nova proposta para comprar a companhia aérea portuguesa TAP. O grupo tentou adquirir a estatal no ano passado, mas sua proposta foi recusada pelo governo português em dezembro. O empresário José Efromovich, controlador do grupo junto com o seu irmão Germán, disse ao ‘Estado’ que aguarda a publicação de um novo edital para a privatização da empresa. “Se as condições forem favoráveis, vamos participar.”

A Vale anunciou prejuízo histórico: 5,62 bilhões de reais no quarto trimestre de 2012, o pior resultado trimestral dos últimos dez anos da história da companhia e também o terceiro maior prejuízo nominal em um trimestre entre as empresas de capital aberto do Brasil.

A Embraer vai fornecer 20 aviões leves de apoio para a Força Aérea norte-americana que serão utilizados em missões no Afeganistão. A companhia brasileira venceu disputa de fornecimento com a norte-americana Hawker Beechcraft. O negócio, de 428 milhões de dólares, é o primeiro da empresa brasileira com as Forças Armadas norte-americanas e será feito em parceria com a norte-americana Sierra Nevada.

No mundo das mídias sociais, o Google anunciou o Application Sign-In para o Google+. É o equivalente ao Facebook Connect e ao Twitter authorization, certificando desenvolvedores para a rede. Já o Facebook apresentou as buscas preferidas pelas pessoas que estão usando a versão beta de seu Graph Search. Nenhuma surpresa: as pessoas buscam preferencialmente o que estão fazendo seus amigos. Confira noNewsroom da rede.

Fontes: Exame, Social Media Examiner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: