A experiência do consumidor no e-commerce mudou? A visão da Trendwatching.com

28/06/2012

Ontem, publiquei aqui uma nota sobre o Consumer Trend Seminar, sobre novas tendências de consumo, que a Trendwatching.com vai realizar em São Paulo no próximo dia 13 de agosto. Recebi, logo em seguida, um email da assessoria de comunicação deles, com uma mostra do que poderemos ver lá. No final do artigo, de leitura praticamente obrigatória, em minha opinião, falo mais sobre a empresa e o seminário. Vamos lá?

A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE MUDOU. O QUE VEM POR AI? VEJA O QUE A TRENDWATCHING.COM REVELA

Exatamente como previsto por e-gurus há 15 anos, o e-commerce está mais em alta do que nunca. Tanto em mercados consolidados quanto em mercados em crescimento, a penetração da Internet móvel (celulares, tablets, etc) está multiplicando os momentos de compras. Os consumidores estão “e-commercing”.

Algumas estatísticas impressionantes:

As vendas por e-commerce nos EUA irão crescer 62% até 2016, para US$ 327 bilhões (Fonte: Forrester, fevereiro de 2012).

As vendas por e-commerce no Brasil irão crescer 21,9% em 2012, para US$ 18,7 bilhões (Fonte: eMarketer, janeiro de 2012).

A trendwatching.com acredita que é tempo de aprender – e lucrar – com as mais recentes inovações que estão transformando o e-commerce e remodelando o comportamento de consumo. Por isso, apresentamos as tendências sobre esse processo de integração do e-commerce ao cotidiano dos consumidores. Nosso material define quatro delas – tanto online quanto off-line:

1. E IS FOR EVERYWHERE (E está Em toda parte)

Para os consumidores, o ato de navegar em um site, localizar e, em seguida, comprar um produto específico está dando lugar a uma outra atitudemais fluida de compra constante – o (e) comércio está a apenas um clique de distância. E-commerce, Mobile-commerce, Tablet-commerce. Estamos vivendo a CULTURA DA TELA que facilita a cultura da compra. A todo o instante. Toda a janela se torna uma janela de compra. Seja qual for o meio, os consumidores usarão toda e qualquer tecnologia disponível para comprar. Até porque o ato de comprar não está mais separado da vida cotidiana.

“As pessoas estão cada vez mais integrando o consumo a todas as atividades da vida delas e as tecnologias digitais estão ajudando nessa costura . Não existem momentos exclusivos de compras. Todos os momentos são momentos de compras”, diz Luciana Stein, coordenadora da trendwatching.com para a América Latina.

Vários exemplos de inovações, das compras dentro de taxis à tecnologia “aponte & compre”, podem ser vistas no site

2. (M)ETAIL –

Fornecer aos clientes uma experiência única, personalizada ou adaptada é algo que sites de e-commerce bem sucedidos – como a Amazon – sempre buscaram. Mas agora, os consumidores estão no centro de umaexperiência cada vez mais desenhada para eles, mais rica e mais profunda nomundo online – o e-tail é cada vez mais (M)ETAIL. As escolhas online estão assustadoramente mais de acordo com as personalidades dos compradores. “Estamos dando novos sentidos à frase “eles estão me oferecendo uma coisa que eu nem sabia que eu queria”. Veja exemplos inovadores de como os consumidores também estão se tornando lojas, eles mesmos.

3. E(ASY)-COMMERCE

Roupas, sapatos, móveis, alimentos. Todas as coisas que eram vistas como sendo impossíveis de vender online são cada vez mais adicionadas aos milhões nas cestas de compras virtuais ao redor do mundo. E isso é apenas o começo. Qualquer coisa que pode ser comprada, será comprada online também.

4. OH WHAT A WONDERFUL WEB –

Certos fatores (sabor, cheiro e interação física para citar apenas alguns) ainda forçam as pessoas a continuarem comprando no “mundo real”. Mas o mundo online também tem suas vantagens, especialmente quando se trata de coisas tais como colaboração, acessibilidade, alcance, transparência e compartilhamento.

Na verdade, os consumidores agora esperam que a experiência online não apenas se combine com a experiência offline, mas a supere oferecendo o que eles não tinham antes. Veja no nosso site, exemplos inovadores de lojas de nicho vendendo o que você nem imaginava quepoderia ser vendido.

Sobre a empresa

A trendwatching.com é uma empresa de tendências independente e com opinião própria, que monitora lançamentos de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores em busca das tendências de consumo mais promissoras, com insights e ideias práticas para atender os profissionais  de marketing, publicidade além de pesquisadores interessados no futuro dos negócios. Para obter tudo que há de mais novo e de melhor, confia na sua rede de centenas de caça-tendências em mais de 120 países do mundo.  Mensalmente envia seus Trend Briefings gratuitos a mais de 180.000 assinantes de 180 países.

Mais informações sobre o seminário

Data: 13/08/2012

Hora: Das 12h45 às 18 horas

Local: Hotel Renaissance – Alameda Santos, 2233

Valor da inscrição – R$ 699,00 (USD 379)

Haverá tradução simultânea

O site pode ser acessado também em português:  http://www.trendwatching.com/pt/trends

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