Direct = Promo? Facebook: #FAIL foi bom? Kombi elétrica? E outras questões

18/06/2012

Para começar a semana, uma questão que vem de Cannes: as áreas de Direct e de Promo tendem a virar a mesma coisa? Pelo menos, em termos de concorrer ao cobiçado prêmio, parece que há uma tendência para se inscrever mesmas peças e campanhas nas duas categorias. Em minha opinião, porém, a diferença é grande. E a prova está exatamente no fato de que essas peças, algumas vencedoras na categoria Direct em Cannes, não são inscritas no nosso brasileiríssimo Prêmio Abemd, nem no Echo, da DMA. Os critérios são diferentes (e, falando como coordenador do Prêmio Abemd, arrisco a dizer que somos mais rígidos na questão resultados). Mas vamos à sequência de matérias  sobre o assunto.

Brasil tem 15 peças na shortlist de Direct DM9DDB lidera com seis finalistas, seguida pela Ogilvy, com três indicações. Leia no Meio&Mensagem.

Promo & Activation: 24 brasileiros finalistas Ogilvy tem 5 menções e DM9DDB concorre com 4. Leia no Meio&Mensagem.

Promo repete Direct, ou vice-versa Sete cases brasileiros são finalistas nas duas áreas do Cannes Lions 2012. Leia no Meio&Mensagem.

E, agora, voltemos a um dos assuntos preferidos das últimas semana: o IPO do Facebook. Um artigo do meu querido amigo Bob Wolheim tenta apresentar uma outra perspectiva. Ele conversou com Bill Reichert, um dos mais relevantes investidores do Silicon Valley, sócio do Guy Kawasaki, ex-evangelista da Apple, autor de vários best sellers entre eles Art of the Start, sobre o que está acontecendo e o que se pode esperar do pós IPO do Facebook. Vale a pena a leitura.

Facebook: IPO foi bom para mercado

Muito se tem se discutido sobre o IPO do momento, a Oferta Pública Inicial do Facebook. Hype, fraude, exagero, ganância? Talvez a conclusão é que aconteceu de tudo um pouco, ou de tudo muito, em alguns casos, mas poucas são as vozes que se colocam claramente e francamente para explicar o que aconteceu de fato. Leia o artigo completo no ProXXIma.

Rio+20: Volkswagen apresenta protótipo de Kombi elétrica

A Volkswagen apresenta o protótipo e-Bulli na Conferência  das Nações Unidas sobre Desenvolvimento  Sustentável, a Rio+20, que ocorre até o dia 22 de junho. O modelo reinterpreta a forma original compacta da Kombi, mais conhecida pelos alemães como Bulli, remetendo-a ao futuro na forma de um veículo conceitual. O e-Bulli é movido por um motor elétrico e é equipado com seis assentos e controle de recursos de “infotainment” via iPad. Leia a matéria completa no Ciclo Vivo.

Tablets Android superam iPad no desejo de compra de negócios e TI

De acordo com o estudo realizado pelo IDG Connect, 44% dos compradores de primeira viagem do ramo de negócios e TI planejam adquirir um tablet Android dentro dos próximos 12 meses, comparado com apenas 27% que planejam comprar um iPad. “O aumento no uso de tablets e o aumento da tendência BYOD (em inglês, ‘Bring Your Own Device’ – ou ‘Traga o Seu Próprio Dispositivo, em tradução livre) terá impacto fundamental no ramo de negócios e TI nos próximos anos”, afirma a diretora do IDG Connect, Kathryn Cave, em uma declaração feita a imprensa. “Estes resultados significam alterações no consumo de trabalho móvel e liderança de mercado na arena de tablets.” Leia a matéria completa no IDG Now.

Estadão e Monster lançam site de empregos

A partir do dia 17 de junho, entra no ar o site Estadão Empregos / Monster, parceria do Estadão e o Monster Brasil, subsidiária do Monster Worldwide e líder mundial em gerenciamento de carreiras online. Leia a matéria completa no Adnews.

2 Respostas to “Direct = Promo? Facebook: #FAIL foi bom? Kombi elétrica? E outras questões”

  1. Chiquinho said

    Sempre lúcido e brilhante em seus comentários. Principalmente em relação aos prêmios de direct e promo. Vou mais longe e já postei meu comentário no face. No ano passado fiz a mesma crítica e volto a repetir este ano. É a segunda vez que escolhem um jurado de propaganda para julgar direct (puta sacanagem) e nenhuma agência de direct premiada. 15 finalistas, todos de agências de propaganda. Como estou fora do mercado posso por a boca no teombone. Cadê as agências de mkt direto em Cannes? Foram só passear e curtir a paisagem? Abraço. Chiquinho

    • labdrnin said

      Infelizmente, Chiquinho, parece que continuamos “below the line” face a nossos companheiros da publicidade geral. Não é o que o consumidor acha, entretanto. Abs

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