Facebook=facebolha? 40 bi para a Ampro. Fórum sobre logística. E mais

24/05/2012

Quando vejo um IPO como este da FB, mais me convenço de que a bolsa é para profissionais. O artigo abaixo, do professor José Luis Berg, merece ser lido com atenção. E a questão é maior: continuamos vivendo no meio de bolhas?

O IPO do Facebubble

Sexta-feira passada nós assistimos a IPO do Facebook. O evento foi comemorado pelos especialistas como um das mais importantes dos últimos anos, e o primeiro dia de lançamento das ações bateu todas as expectativas e recordes. Mas alguma coisa não me pareceu legal nessa história, e comecei a refletir sobre o assunto. Afinal, o que o Facebook fez para merecer bater todos os recordes? É uma empresa que tem um site de relacionamentos, que é basicamente um programa, onde estão cadastradas milhões de pessoas que trocam informações entre si. É o programa deste tipo de maior sucesso no mundo, mas existem inúmeros outros concorrentes, e a briga pelos usuários é ferrenha. Muitos usuários possuem perfis em outros sites também, e flutuam entre eles de acordo com as funcionalidades oferecidas e a moda. Ou seja, hoje o Facebook está na moda, mas daqui a alguns anos (ou meses?) isso pode mudar, e os usuários simplesmente desaparecem de uma hora para a outra. Em um mercado sério, em um regime capitalista de verdade, o valor das ações de uma empresa são correspondentes ao valor de seus ativos, mais o valor que seus produtos agregam à sociedade, e as possibilidades de negócio que esses produtos podem gerar no futuro. O total desses valores dividido pela quantidade de ações disponibilizadas irá definir o preço de cada ação. É uma conta difícil de fazer, e existem muitas outras considerações técnicas, mas o essencial é isso. Então vamos analisar o FB usando esses critérios. Leia o artigo completo no blog do Luis Nassif.

Ampro projeta mais de R$ 40 bi para 2012

Por ocasião do lançamento de seu primeiro anuário, a Associação de Marketing Promocional (Ampro), divulgou na quarta-feira, 23, alguns números do mercado no País. Neste ano, a movimentação da área deve superar os R$ 40 bilhões, num crescimento que deve seguir a média de alta de 17% no montante faturado ano a ano desde 2005. Leia a matéria completa no Meio&Mensagem.

24º Fórum Brasilianas.org: Miriam Belchior abrirá fórum sobre logística

Vem aí o 24º Fórum de Debates Brasilianas.org. Desta vez, o tema será “Os desafios da Infraestrutura e da Logística”. O Fórum será uma oportunidade para discutirmos o cenário da Infraestrutura Logística no Brasil; a indução ao desenvolvimento regional; e os marcos regulatórios e entraves burocráticos. O evento, realizado pela Agência Dinheiro Vivo, será no dia 30/05, quarta-feira, e terá entre os participantes Míriam Belchior – Ministra do Planejamento, \Marcelo Perrupato,  Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Rui Carlos Botter, pesquisador da USP, especialista em Modelagem de Sistemas Logísticos Complexos, Planejamento  Gestão de Sistema Logístico, Frederico Bussinger, ex-presidente da Companhia Docas de São Sebastião e ex-diretor de gestão portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Pavan, engenheiro e consultor da Macrologística, e Douglas Tacl, Vice-Presidente de Operações da DHL. A apresentação e mediação será de Luis Nassif. Para mais informações, acesse http://www.advivo.com.br/seminarios

Cidade paulista inaugura sistema público para empréstimo de bicicletas

A cidade de Sorocaba, no interior paulista, deu mais um exemplo em incentivo ao uso das bicicletas como meio de transporte. A prefeitura local disponibilizou 15 postos em que os cidadãos cadastrados podem retirar gratuitamente bicicletas, para complementarem o sistema de transporte da cidade. Leia a matéria completa no Ciclo Vivo.

 

São Paulo também está se preparando para o serviço de empréstimos de bicicletas. A foto abaixo foi tirada por Luiza Calandra Jugdar no pátio da Cinemateca, Vila Mariana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: