Um computador de 25 dólares pode mudar o mundo

25/04/2012

Você já tinha ouvido falar no Raspberry Pi? Nem eu, confesso. Mas acabo de descobrir que é um computador de placa única desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi com o objetivo estimular o ensino de ciência da computação básica em escolas. Será do tamanho de cartão de crédito e custará 25 dólares (modelo A) e 35 dólares (modelo B).

O Raspberry Pi é baseado em um system on a chip (SoC) Broadcom BCM2835, que inclui um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz, GPU VideoCore IV,[8] e 256 Megabytes de memória RAM. O projeto não inclui uma memória não-volátil, como um disco rígido, possuindo uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados. A diferença entre as duas versões é que o Modelo B possui um controlador Ethernet e duas portas USB, enquanto o Modelo A possui apenas uma porta USB e nenhuma porta de Ethernet (mas poderá ser conectado à internet através de um adaptador USB de Ethernet ou Wi-Fi.

A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos do modelo de US$35 a partir de 19 de fevereiro de 2012.

Se quiser saber mais sobre essa autêntica revolução, leia o artigo publicado no site Open Salon, em inglês, ou sua tradução, aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: