Mídias Sociais: as previsões dos especialistas para 2012

03/01/2012

O pessoal do site Social Media Examiner ouviu 30 especialistas para saber o que eles pensam sobre como as mídias sociais vão impactar os negócios em 2012. Algumas previsões poderiam ser chamadas de óbvias, pelo menos para quem está antenado no assunto. Outras, no entanto, já entram no campo do surpreendente. E todas trazem contribuições importantes. Confiram as três primeiras (até o final da semana, terei publicado todas).

#1: Os negócios consolidarão as atividades de mídias sociais

“A paisagem vai se tornar ainda mais povoada em 2012, obrigando os negócios a escolherem suas batalhas e se dedicarem a elas. Costumava ser simplesmente Facebook e Twitter, mas agora é Google+, LinkedIn, Facebook e Twitter (e quem sabe qual será o próximo). Ainda por cima, você tem várias redes especializadas, como Foursquare, Yelp e Instagram.

O velho mantra “esteja em todos os lugares” sera rapidamente substituído por “esteja onde faz sentido para o seu negócio”.

Os quatro maiores players estão preparando mudanças maciças e se preparando para a batalha pelos usuários. Mas não deixe que uma nova embalagem brilhante seja a motivação para se concentrar na rede social A ou B. Em vez disso, será essencial focar-se onde você enxergar resultados. E pode ser que Facebook ou Twitter não seja necessariamente isso para o seu negócio.”

Michael Stelzner, Social Media Examiner

#2: Redes sociais de fotos e vídeos florescerão

“Nós viemos comendo pelas beiradas por um tempo, mas 2012 será o ano das redes sociais multimídia. A interação social baseada em fotos e vídeos crescerá. Há mais recheio do que casca em redes como Instagram e Viddy e Tout, e isso é que é o ponto fulcral das redes sociais—fazer e perpetuar conexões, e ver o mundo através dos olhos de outras pessoas.

Eu não espero que esses serviços destronem Facebook, pois muita gente não se sente confortável com multimídia. Mas você já está vendo usuários poderosos reduzirem suas intervenções no Facebook (e no Twitter) em favor de canais multimídia, onde uma imagem (ou um video) fala mais alto do que 140 caracteres.

Dado que a camera em seu smartphone é quase tão boa quanto sua camera real, as redes multimedia estão aqui para ficar e serão uma força emergente para as marcas em 2012.”

Jay Baer, autor do blog Convince & Convert e coautor de The Now Revolution.

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